Memória Titulo
A Santo André de 1920, 1934 e 1953 nas fotos do Turcão

Roberto Nasser Bartoli, o Turcão, e suas preciosidades

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


 

Roberto Nasser Bartoli, o Turcão, e suas preciosidades. Outro dia apresentamos o colecionador; hoje mostramos três das suas obras - todas de Santo André. E pela ordem: 1 - o prefeito, os professores e os alunos do 1º Grupo Escolar, turma de 1920; 2 - o Tiro de Guerra de Santo André, com abrangência regional, turma de 1934; 3 - a professora e as alunas do 2º ano e de fitas brancas e grandes na cabeça; era 7 de setembro de 1953 no Externato Coração de Jesus.

São três instituições importantes de Santo André. O velho 1º Grupo Escolar, na Rua Senador Flaquer, mudou-se para o bairro Casa Branca e cede instalações, hoje, ao Museu Municipal Octaviano Gaiarsa; o TG está aí, firme e forte, pelos lados da Vila Guiomar; e o Coração de Jesus, na descida da Rua Siqueira Campos, diversificou o ensino mantendo classes para todas as faixas etárias, do maternal ao nível superior.

Um sonho nosso e do Turcão: identificar os personagens todos das fotos hoje publicadas, fazendo justiça a tantas famílias da velha Santo André. Quem se habilita?

News Seller

Domingo, 2 de agosto de 1959 - Nº 65

Manchete - Irregularidade na Prefeitura de São Caetano: funcionários não recebem o salário mínimo

Política - Octavio de Oliveira, redator de esportes do News Seller, sairá candidato a vereador de Santo André.

Livro - Uma entrevista com o professor Carlos Galante, de Santo André, criador do ensino batizado de Matemática Moderna. Escreveu livros didáticos sobre a matéria para as quatro séries ginasiais e outros cursos, com cerca de 1 milhão de leitores até então.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 2 de agosto de 1979

Manchete - Governo anuncia novas medidas para conter o consumo de combustível

Editorial - A juízo presidencial, prefeitos não diferem

Abastecimento - Começa a faltar leite.

Professores - Protesto contra descontos efetuados pelo Estado nos salários.

Futebol - Pela Intermediária: ontem, em São Caetano, Saad 1, Aliança 0; no Espírito Santo do Pinhal, Pinhalense 3, Santo André 1.

Polícia - Tiros, pânico e prisões em edifício de Diadema.

EM 2 DE AGOSTO DE...

1914 - Rússia invade a Alemanha, que investe contra a França, Luxemburgo e Suíça: é a Primeira Guerra Mundial.

1989 - Casério Veronesi falece em São Caetano. Funcionário público municipal aposentado e uma das principais fontes do Museu Municipal.

Almanaque

Dinah Kojuck Zekcer
Nascimento: Juiz de Fora (MG), 2 de agosto de 1938
Vereadora: 1989 a 2008
Vice-prefeita: a partir de 1º de janeiro de 2009
Partido: PTB

Exerceu cinco mandatos de vereadora. Na legislatura 1989 a 1992, como suplente, assumiu várias vezes, participando da elaboração da Lei Orgânica do Município em 1990. Projetos de sua autoria transformaram-se em 60 leis municipais. Vive em Santo André desde 1962. Advogada e pedagoga, com especialização em Educação e Administração. Esposa do vereador Israel Zekcer.

Violeiros
Hoje, às 19h, a Orquestra de Violeiros de Mauá participa de missa na igreja Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá, em ação de graças pelos seus 19 anos. Será uma missa cantada pelos violeiros ao lado do Coral Imaculada Conceição. Informações: 4513-2004 (com Josefa).

SANTOS DO DIA
Eusébio de Vercelli, Máximo, Pedro Julião Eymard e Teodata.
Pedro Julião Eymard viveu na França no século 19. Fundador das congregações dos padres e das irmãs sacramentinas e do Santíssimo Sacramento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;