Nacional Titulo
STJ decide que banco deve instalar porta eletrônica
Do Diário OnLine
21/05/2001 | 09:31
Compartilhar notícia


A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça negou, por unanimidade, o recurso do Banco Meridional do Brasil S/A, e decidiu que o banco deve se submeter à determinação da lei municipal de Porto Alegre, que exige a instalação de porta eletrônica de segurança dotada com detector de metais nas agências bancárias.

De acordo com a lei municipal número 7.494, de 15 de setembro de 1994, as agências das instituições financeiras que operam na cidade são obrigadas a instalar porta eletrônica de segurança individualizada, dotada de detector de metais, além de vidros laminados resistentes a projéteis de armas de fogo até calibre 45.

A lei determina que os estabelecimentos que não cumprirem as exigências estarão sujeitos a advertência, multa e até mesmo interdição.

O Banco Meridional entrou na Justiça com mandado de segurança e alegou que a competência para estabelecer normas de funcionamento das instituições financeiras é da União, através do Banco. Além disso, o Meridional pretendia continuar operando com as normas de segurança determinadas pela lei federal, conforme vinha fazendo. O pedido foi negado em primeira instância, sentença confirmada em decisão majoritária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;