Internacional Titulo
Jemaah Islamiyah tem unidade de camicases, diz imprensa
Por Da AFP
12/08/2003 | 08:25
Compartilhar notícia


A Jemaah Islamiyah (JI), a rede islamita acusada dos atentados de Bali e Jacarta, criou uma unidade especial de camicases especialistas em explosivos, segundo a revista indonésia 'Tempo'.

O grupo é acusado de ter realizado o atentado de Bali, que causou 202 mortes em outubro de 2002, e outro contra o hotel americano Marriott de Jacarta, que causou 11 mortes e deixou 150 feridos na terça-feira passada.

Um membro da JI preso no começo de julho revelou ter treinado uma unidade de camicases. Este grupo teria entre 10 e 15 camicases, de acordo com a revista, que cita uma fonte anônima da polícia.

Cada grupo está sob o comando de um veterano treinado no Afeganistão e seus membros estão armados e são especialistas em explosivos. Documentos encontrados em julho mencionavam uma lista de alvos, entre eles centros comerciais e pelo menos quatro dirigentes do partido da presidente Megawati Sukarnoputri, o Partido Democrático Indonésio de Luta.

A JI, suspeita de ter ligações com a Al Qaeda, quer estabelecer um Estado islâmico no sudeste asiático. Muitos de seus dirigentes são indonésios.

As autoridades indonésias temem novos atentados da JI e aumentaram as medidas de segurança. Os Estados Unidos fizeram uma séria advertência aos seus cidadãos a respeito de novas ameaças terroristas. A Austrália avalia que atentados são iminentes, considerando que a JI pode atacar novamente durante o feriado da independência indonésia, no próximo domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;