Esportes Titulo
Judô chega a 12 medalhas olímpicas e empata com vela e atletismo
Do Diário OnLine
Com Agências
17/08/2004 | 11:54
Compartilhar notícia


O judô entrou para o rol dos esportes que mais garantiram medalhas para o Brasil em Olimpíadas. Com o bronze conquistado por Flávio Canto nesta terça-feira, em Atenas, o judô subiu a 12 pódios em Jogos, empatando com a vela e o atletismo.

A tradicional arte marcial japonesa garantiu as duas primeiras medalhas para o Brasil em Atenas, ambas de bronze – uma conquistada por Canto e outra por Leandro Guilheiro, na segunda-feira. Os dois ‘medalhados’ ainda mantiveram a tradição do judô em garantir pódio olímpico para o Brasil desde os Jogos de Los Angeles-1984.

História - A primeira medalha do judô brasileiro em Olimpíadas foi conquistada pelo pioneiro Chiaki Ishii, bronze em Munique-1972. Ele é pai da judoca Vânia Ishii, que foi eliminada em Atenas logo na primeira luta, nesta terça.

Em Los Angeles-1984, o Brasil conquistou uma prata (com o meio-pesado Douglas Vieira) e dois bronzes (com o médio Walter Carmona e o leve Luís Onmura). Em Seul-1988, Aurélio Miguel foi campeão da categoria meio-pesado e conquistou a primeira medalha de ouro para o judô brasileiro em Olimpíadas.

Em Barcelona-1992, Rogério Sampaio igualou o recorde de Aurélio Miguel e conquistou a medalha de ouro na categoria meio-leve. Aurélio Miguel também subiu ao pódio em Atlanta-1996, conquistando um bronze.

Nos Jogos seguintes, em Sydney-2000, o leve Thiago Camilo e o meio-pesado Carlos Honorato conquistaram duas medalhas de prata para o Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;