Internacional Titulo
EUA intensificam ações no norte e prometem proteger curdos
Por Do Diário OnLine
27/03/2003 | 12:01
Compartilhar notícia


Com o controle de algumas regiões no sul do Iraque, os aliados agora abrem um novo front de batalha no norte do território iraquiano, juntando-se às milícias curdas, que também se opõem ao regime de Saddam Hussein. Na madrugada desta quinta-feira (horário local), cerca de mil pára-quedistas foram lançados em um campo aéreo na região. À tarde, a agência de notícias Reuters informou que cidades como Mosul e Kirkuk foram alvo de bombardeios.

Essa foi a primeira vez que um bombardeio acontece tão próximo de uma cidade do norte durante o dia, o que evidenciaria preocupação e maior disposição dos aliados com o domínio daquela área. As quatro bombas lançadas, segundo a Reuters, atingiram uma área montanhosa.

O general da brigada norte-americana, Vicent Brooks, baseado no Qatar, informou que as forças aliadas no norte têm a missão de proteger o controle curdo daquela área, combatendo as tropas iraquianas que estiverem naquela região. “A presença de tropas no norte muda a dinâmica consideravelmente”, afirmou Brooks.

“O foco é fortalecer as linhas curdas, nos misturarmos com eles e erguermos uma frente decente que não será penetrada em direção a Bagdá”, confirmou uma fonte militar à agência Reuters, que pediu o anonimato. “Agora o principal objetivo é assegurar a estabilidade da região (curda).”

Com a chegada dos americanos, os curdos confirmam o domínio da área. Nesta quinta, segundo a agência France Presse, a milícia curda tomou uma posição perto de Kirkuk, depois de ter sido aparentemente abandonada pelas tropas iraquianas.

O envio de pára-quedistas foi a opção dos norte-americanos à negativa do governo da Turquia para o trânsito de tropas aliadas pelo território do país. Os EUA esperavam usar as bases turcas para montar um ponto de partida para a invasão pelo norte – como o Kuwait funciona no sul do Iraque.

O efetivo norte-americano faz parte da 173ª Brigada Aerotransportada do Exército, lotada em Aviano (Itália).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;