Internacional Titulo
Timor Leste está em luto por morte de Vieira de Mello
Da AFP
20/08/2003 | 08:07
Compartilhar notícia


O Timor Leste prestou homenagem, nesta quarta-feira, com bandeiras a meio mastro a Sérgio Vieira de Mello, morto na terça em um atentado em Bagdá, e lembrou o papel do diplomata brasileiro na transição que permitiu a esta pequena ilha do Pacífico tornar-se nação independente. "Nós timorenses do Leste perdemos um grande amigo e irmão", declarou o chanceler José Ramos Horta.

O ministro descreveu Vieira de Mello como "um grande diplomata, que serviu à ONU em muitos países,onde havia distúrbios e conflitos". "Vieira de Mello foi um grande amigo da maioria de nossos dirigentes", disse por sua parte o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Roberto Soares Cabral. "Foi um homem que sempre defendeu a paz, os direitos humanos, a democracia e a justiça para o povo do Timor Leste", acrescentou.

Entre os cargos desempenhados pelo diplomata brasileiro, figura o de chefe da Administração transitória da ONU no Timor Leste, que preparou o país para a independência depois da sangrenta separação da Indonésia em 1999.

Em agosto de 1999, o Timor Leste votou por sua independência da Indonésia, que havia invadido a ex-colônia portuguesa em 1975. A votação independentista provocou uma onda de violência e destruição de parte das milícias partidárias de Jacarta e de algumas tropas indonésias que se retiravam.

Vieira de Mello chegou ao território em novembro daquele ano e permaneceu ali até a independência, em maio de 2002, supervisionando os esforços da ONU para construir uma nação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;