Cultura & Lazer Titulo
Abuse da Renda
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
28/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


A renda que inspirou o guarda-roupa feminino durante o inverno mostra sinais de que também vai continuar como vedete dos 'looks' de verão. Foi o que grifes como Samuel Cirnansk, Fause Haten e Triton apresentaram nos desfiles da última São Paulo Fashion Week.
Na passarela a trama surgiu tanto em vestidos românticos, caso da coleção de Cirnansk, quanto em harmonia com tecidos pesados como a sarja na aposta da Triton.
A renda não é nem de longe uma novidade no guarda-roupa, a 'personal stylist' Michèle Neyret explica que a trama surgiu na Bélgica e na Itália, e que primeiro foi utilizada pela Igreja e pela realeza, depois passou para adornos e alta-costura. "A renda nunca saiu de moda por conta da alta-costura. Porém, nos últimos anos, ela está muito mais democrática", afirma.
Responsável por atribuir às produções ar superfeminino, a renda tanto pode tornar uma mulher 'sexy' quanto romântica, como explica a especialista em moda: "Os acessórios vão determinar se o estilo que ela faz é romântico ou sensual. Se ela usar uma saia toda de renda com um sapato bico redondo com uma laço - estilo romântico; já a mesma saia usada com um escarpin de salto alto 'peep toe' ou bico fino fazem o estilo 'sexy'", afirma.
Alguns cuidados com as peças são essenciais para que as mulheres não pequem pelo excesso de transparência. No caso de blusas de renda sem forro, a consultora de moda Tatiana Vianna ensina a usar um top da mesma cor por baixo para não revelar demais o corpo.
Peças em renda com muita transparência tendem a revelar demais, e, portanto, podem realçar gordurinhas a mais. Por isso, tanto as muito magras quanto as mais cheinhas devem tomar cuidado para não exagerar", alerta Tatiana Vianna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;