Setecidades Titulo Iniciativa
Ônibus leva oportunidade a moradores da periferia
Nelson Donato
Especial para o Diário
28/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC:


Para incentivar pessoas desempregadas e auxiliá-las a ter sucesso durante a busca por trabalho, grupo de professores e empresários de Santo André criou o projeto social Emprego em Ação. A iniciativa visa o preparo de moradores de áreas carentes da cidade, por meio de palestras, dicas e discursos motivacionais.

Por conta da grave crise econômica que o Brasil atravessa, o número de desempregados tende a aumentar – o País contabiliza pelo menos 15 milhões. O quadro crítico motivou o empresário andreense Fernando Maita e o professor Antônio Inácio Siqueira Júnior a criarem, há quatro anos, o Emprego em Ação. O principal objetivo é capacitar as pessoas para que elas ingressem com sucesso no mercado de trabalho. Para isso, durante as ações são ministradas palestras sobre a importância de um bom currículo, dos trajes adequados e dos objetivos de cada candidatos.

De acordo com o professor, muitos desconhecem as diretrizes básicas exigidas durante os processos seletivos para vagas de trabalho. “Nas palestras, procuro mostrar todos os pontos de um bom currículo. A motivação também é importante. Muitas pessoas vêm aqui sem esperanças, pois já estão cansadas de receber negativas. É importante ressaltar que não damos emprego para ninguém, atuamos como ponte entre candidatos e aqueles que oferecem vagas.”

Para facilitar o acesso dos moradores da periferia, o projeto conta com o Busão Itinerante, veículo personalizado que leva o programa até as comunidades. “Sabemos que muitos desempregados não têm dinheiro nem para pagar a passagem de ônibus, por isso decidimos usar veículo que nos proporcionasse chegar até eles”, explica Siqueira.

A quadra da escola de samba Vila Alice foi ponto de parada do coletivo, recepcionado por 15 pessoas. Depois das palestras, os candidatos deixaram o local com olhar esperançoso. Caso de Maria Gorete do Nascimento, 46 anos. Desempregada há seis meses, ela conta que recebeu diversas negativas e quase desistiu de procurar emprego. “É muito difícil passar todos os meses com contas chegando e as dívidas crescendo. Cada dia é uma batalha e lá em casa a situação está muito apertada. Porém, estou saindo daqui renovada. Espero conseguir emprego logo.”

Mãe de duas crianças pequenas, Kheyte dos Santos Saide, 24, também está com dificuldade para conseguir trabalho. Os gastos com os filhos e a preocupação com o futuro deles fazem com que a jovem mãe não desista dos seus objetivos. “Não vou mentir. Estamos com muitas dificuldades, sem dinheiro. E as contas chegam. Mas estou saindo daqui com mais vontade e confiança. Acredito que, depois das dicas que recebi aqui, terei mais chances de conseguir emprego”, afirma, sorrindo e esperançosa.

“Explico como as pessoas devem se portar durante a entrevista. Elas têm de estar atentas ao vestuário adequado, além de ter certeza dos objetivos a serem alcançados. Temos tido bastante trabalho, mas é gratificante ver as pessoas algum tempo depois e elas te agradecerem por terem conseguido emprego. Isso não tem preço”, destaca Maita.

Atualmente, o banco de dados do Emprego em Ação já possui mais de 2.300 currículos cadastrados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;