Diarinho Titulo
Por que todos não falam a mesma língua?
Por Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


As pessoas não falam a mesma língua porque faz parte da cultura transmitida de uma geração à outra, e cada povo tem a sua. Por muito tempo, os homens viveram isolados, em pequenos grupos, sem contato com os demais. Assim, cada um desenvolveu a própria forma de se comunicar. Ao longo do tempo, os sons começaram a ser usados para conversar, organizar o pensamento e dar nomes a seres e objetos, formando um idioma. Não se sabe ainda qual foi a primeira língua. Algumas são parecidas porque são originadas de um outro idioma mais antigo, como o latim, que a partir dele se desenvolveram italiano, português, espanhol, francês e romeno.

Por que não há direitos iguais?

Do início da humanidade ao último século, o sexo feminino foi considerado inferior ao masculino. Uma das primeiras referências está na Bíblia, quando diz que Eva foi criada para fazer companhia a Adão. O homem sempre foi visto como forte e corajoso, por isso era o responsável pela busca de alimento e o sustento da família. A mulher, considerada sensível e frágil, tinha como função cuidar da casa e dos filhos. Isso acontece pelas diferenças físicas e, principalmente, porque a sociedade estabeleceu essa norma de conduta, dividindo as tarefas entre eles. A mudança ocorreu aos poucos. No século 19, a Revolução Industrial abriu espaço para a mulher nas fábricas. Ela lutou muito para isso. Em 1945, conquistou igualdade de direitos, e em 1951, igualdade nos salários. Entretanto, a mulher ainda é vítima da violência masculina e o poder continua centralizado no homem.

Água pode ser reciclada?

Toda água pode ser reaproveitada, mas nem toda pode se tornar potável, própria para o consumo. Depois de usada no banho e na descarga, por exemplo, ela vai embora pelo cano e se mistura com todas as sujeiras no esgoto. Na maioria das cidades, o esgoto é encaminhado à estação de tratamento, onde a água é tratada para chegar à casa das pessoas. Nesse local, as sujeiras maiores são separadas do líquido, que passa por mais quatro etapas antes de ser devolvido ao meio ambiente ou ao reúso em indústrias. Essa água, porém, não pode ser usada para beber ou cozinhar.

A vergonha deixa vermelho?

Ficamos vermelho ao sentir vergonha porque nesse momento o corpo reage com uma descarga de adrenalina (substância que eleva o batimento do coração e a pressão arterial). Como consequência, os vasinhos por onde o sangue passa aumentam de tamanho. O corpo entende que algo estranho está acontecendo e manda mais sangue para o cérebro. Daí, vem o vermelhidão.

Dizem que quando a orelha fica vermelha há alguém falando da gente. Não é verdade. Isso também ocorre por causa da dilatação dos vasos sanguíneos, que pode provocar sensação de calor.

Onde é produzido o sangue?

O sangue é produzido dentro dos ossos na medula óssea, área parecida com uma esponja cheinha de sangue. Apesar do nome, não tem nada a ver com a medula espinhal, que fica na coluna vertebral. Nos primeiros anos de vida, todos os ossos têm capacidade de produzir sangue. Depois só os mais longos (o fêmur, da perna, e o úmero, do braço) e os mais achatados (os das costelas e o osso do quadril) continuam fabricando essa substância. A medula óssea nunca para de trabalhar, porque o sangue vai se renovando. Quando as células sanguíneas estão totalmente formadas e maduras, soltam-se da medula óssea e penetram na rede de vasos sanguíneos do corpo.

Por que bebê chora ao nascer?

O bebê chora naturalmente ao nascer para abrir os pulmões e expulsar o líquido que estava dentro deles, trocando-o por oxigênio. Isso ocorre porque ele fica imerso no líquido amniótico (que tem a função de protegê-lo), dentro do útero da mãe. Ele não respira enquanto está lá, mas recebe oxigênio que chega pelo sangue materno, por meio do cordão umbilical (o umbigo é a cicatriz do corte do cordão) e está ligado à placenta (bolsa dentro do útero, na qual a criança se desenvolve). Alguns bebês podem demorar para chorar. Se isso ocorre, é necessário que o pediatra retire a secreção que eles têm na boca e no nariz e ofereça oxigênio através de um tubinho. O choro faz parte da sua primeira avaliação, na qual são analisados batimento do coração, cor de pele, movimentos e resposta a estímulos. A nota é chamada de Apgar. Acima de 7 é boa nota.

Cão sente cheiro de medo?

Não é exagero afirmar que o cão sente cheiro de medo. Percebe quando alguém está temeroso pelo comportamento que demonstra, como atitude, postura e expressão, além da transpiração. Quando sentimos medo, o organismo produz mais adrenalina (substância que eleva o batimento do coração e a pressão arterial), fazendo com que o suor fique com cheiro diferente, só sentido pelo cão. Ele tem ótimo olfato (um milhão de vezes mais potente que o humano); por isso, é utilizado para localizar vítimas de desabamento, drogas, entre outras tarefas nas quais o faro faz a diferença.

Não foi Cabral o descobridor do Brasil?

Na escola, a gente aprende que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500. Mas ninguém conta que outro explorador poderia ter chegado antes e que os portugueses já sabiam dessas terras. Assim, Cabral teria feito um desvio de propósito, durante a viagem à Índia, para tomar posse das terras.

A dúvida ainda existe, depois de muitos estudos. A hipótese mais provável é de que o português Duarte Pacheco teria chegado ao Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, em 1498. Há registros sobre o fato, que não são considerados seguros; por isso, não aprendemos. Um deles seria o livro do próprio Pacheco de 1505, no qual faz referência à viagem.

O primeiro registro oficial é a carta que Pero Vaz de Caminha, que acompanhava Cabral, escreveu ao rei de Portugal em 1500.

 Como nasce o bicho de goiaba?

O bicho da goiaba é a larva da mosca-da-fruta, inseto amarelo com desenho na asa, diferente da mosca doméstica. Essa usa a fruta como ‘berçário'. A fêmea perfura a casca, bota os ovos e vai embora. Os ovinhos ficam lá por uma semana, quando as larvas - chamadas bigatos - saem e ‘mergulham' na fruta, onde crescem por mais duas semanas. Quando a fruta cai da árvore, elas furam a casca e penetram no solo, onde se transformam em casulos. Lá ficam por mais duas semanas, quando viram moscas e estão prontas para voar e começar tudo de novo. Comer goiaba com bicho não faz mal.

Ainda existe escravidão?

O trabalho escravo não acabou. A Lei Áurea, assinada em 1888, libertou os escravos no Brasil, mas surgiram outras formas de escravidão. Os escravos modernos recebem pequeno salário, mas não têm liberdade. No mundo, são 12,3 milhões, dos quais 40% são crianças. Aqui também têm. Vivem em áreas afastadas e são atraídos por promessas de melhores condições de vida. Ao chegar, descobrem que foram enganados e não conseguem voltar porque têm dívidas com o empregador. O que recebem não dá para pagar as despesas.

Qual é o maior cão do mundo?

A maior raça é a irlandesa irish wolfhound, que era utilizada para defesa e na caça de lobos. Mesmo podendo pesar 100 kg e alcançar 90 cm com as patas no chão ou quase 2 m quando está em pé, esse cão é dócil e cuidadoso. Seu crescimento é rápido. Ao nascer, o filhote mede cerca de 22 cm; porém, depois de dois meses, não é mais possível pegá-lo no colo. Por isso, precisa comer ração com cálcio para fortalecer os ossos. Por dia, devora de 800 g a 1 kg. Por ser grandão, é a única raça na qual o macho não levanta a perna para fazer xixi.

O que o porco tem a ver com a gripe suína?

A gripe suína recebeu esse nome porque acredita-se que o vírus que transmite a doença tenha se desenvolvido primeiro no porco. O vírus se instala no organismo desse animal, além do das aves e bovinos, e consegue se transformar em outros. O primeiro contágio deve ter ocorrido quando a doença passou do porco para o homem. A Organização Mundial da Saúde mudou o nome dessa gripe para o que identifica seu vírus: influenza A H1N1. Antes, muitos porcos foram mortos. Não há risco de pegar a doença comendo carne suína.

Por que a vaca é importante na Índia?

A vaca não é o único bicho sagrado para quem segue o hinduísmo (religião mais praticada na Índia). Para eles, tudo o que há na natureza - homens, animais, vegetais e minerais - deve ser reverenciado. Isso significa que os homens, as árvores, as montanhas, os rios e tudo o que vem da natureza têm de ser respeitado. A vaca se destaca porque fornece leite e derivados para a alimentação humana. Ela caminha livremente entre a população e nunca é incomodada. Os indianos não comem carne, pois não é permitido matar nenhum ser vivo.

Por que rabo da lagartixa cresce?

O rabo da lagartixa cresce de novo porque a mutilação é espontânea, faz parte da sua estratégia de defesa. Quando se sente ameaçada, solta o rabo, que continua se movimentando para distrair o inimigo. Assim, ela pode fugir.

A lagartixa consegue se separar do rabo ao contrair os músculos no ponto em que as articulações entre as vértebras são mais frouxas. Nesses locais, a pele, vasos sanguíneos, músculos e nervos se desligam facilmente. Depois, consegue se regenerar sozinho. O novo rabo é sempre menor que o anterior.

Como o osso cola de novo?

O osso é um dos poucos órgãos do corpo capaz de se regenerar por conta própria, ou seja, o organismo se encarrega de recuperá-lo. Para que cole no lugar certo, é preciso ajuda médica, na maioria dos casos. O uso de gesso ou faixa nos obriga a ficar sem mexer a parte quebrada e assim não atrapalhar a ligação. Quando quebra, o osso sangra (dentro dele há vasos sanguíneos) e forma um coágulo (espécie de bolsinha). Como o sangue para de circular nessa área, as células ósseas morrem. Imediatamente o coágulo entra em ação e injeta sangue para iniciar a produção de novas células. A partir daí, a corrente sanguínea começa a trazer cálcio para colar a parte que foi interrompida.

Pombo-correio sabe voltar?

O pombo-correio sempre volta para o lugar onde nasceu. Mesmo que tenha sido retirado do ninho quando saiu do ovo, sabe onde é seu local de origem. Assim, caso o criador queira que leve uma mensagem para outro lugar terá de ensinar o novo caminho, levando-o até lá e soltando-o para que aprenda a voltar para casa. Essa ave tem excelente visão e se orienta pela posição do Sol, da Lua e das estrelas. Também se baseia pelo eixo magnético da Terra. Acredita-se que seu bico tenha partículas de ferro como a agulha de uma bússola, servindo de orientação.

Como aranha faz a teia?

A aranha constrói a teia com a fiandeira, uma parte do corpo que fica no fim do abdômen, onde há um monte de tubinhos dos quais sai uma substância líquida. Ao entrar em contato com o ar, essa substância endurece e se transforma em fio de seda. Para iniciá-la, se aproxima de um local que possa servir de base e expele a seda. Depois vai puxando os fios de dentro para fora, juntando-os no centro, onde ela fica para fazer raios e formar a teia. Ela faz dois tipos de fio: um que gruda para poder caçar os insetos e outro seco para que possa andar por ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;