Cultura & Lazer Titulo
Festival do Cinema Universitário chega a SP
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
08/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Já tradicional no circuito de eventos cinematográficos nacionais, o Festival Brasileiro de Cinema Universitário deixa o Rio de Janeiro e chega pela primeira vez a São Paulo. A Capital recebe a partir de hoje a programação da 16ª edição da festa, que exibe 30 produções selecionadas entre mais de 500 inscritos.
 
A programação é gratuita e segue até domingo em diversos horários no Cine Olido (Avenida São João, 473. Tel.: 3331-8399), Cine Sabesp (Rua Fradique Coutinho, 361. Tel.: 5096-0585) e no CinUSP (Rua do Anfiteatro, 181. Tel.: 3091-3540, na Cidade Universitária).

Enquanto no Rio as principais atividades ocorrem em torno da Mostra Competitiva Nacional, em São Paulo as atenções estarão voltadas para a Mostra Competitiva Internacional. Filmes de Cuba, Portugal, Estados Unidos, República Tcheca, Taiwan, Argentina e Israel, entre outros países, disputam o prêmio com obras locais.

Entre os filmes brasileiros estão "Caos", de Fábio Baldo; "Com Sete Letras", de Gabriela Baptista; "Descompasso", dirigido por Jasmin Freitas Tenucci; e "Contagem", assinado pela dupla Gabriel e Maurílio Martins.

Além da mostra competitiva, o festival conta com sessões livres. A noite de abertura no Cine Sabesp, por exemplo, terá sessão de "Noite Quente" (2010), dos diretores Rafael Jannarelli e Gabriel Morais, a partir das 19h. O local também servirá de espaço para homenagem ao professor da USP Eduardo Santos Mendes.

No CinUSP, o primeiro dia traz filmes do "Projeto Sal Grosso", no qual roteiros desenvolvidos na edição do ano passado do evento foram produzidos durante toda a temporada. O Programa 1 será exibido às 16h e o Programa 2 começa às 19h.

Uma das novidades deste ano é a criação do Panorama Internacional Longas de Escola, voltado a exibir somente trabalhos feitos por estudantes de cinema de diferentes universidades.

Toda a programação do Festival Brasileiro de Cinema Universitário pode ser vista em seu site oficial www.fbcu.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;