Nacional Titulo
MEC abre nova etapa do Financiamento Estudantil
Por Do Diário do Grande ABC
15/11/1999 | 15:08
Compartilhar notícia


Estarao abertas desta terça-feira até segunda-feira, 22, as inscriçoes para a nova etapa do Financiamento Estudantil (Fies), programa de crédito educativo do Ministério da Educaçao (MEC). A idéia é oferecer até 30 mil vagas ainda este semestre sem as exigências de renda mínima que excluíram 24 mil candidatos ao empréstimo na primeira seleçao. Os universitários interessados devem inscrever-se na própria instituiçao de ensino.

Para receber o benefício sem a necessidade de comprovar renda, o candidato deverá apresentar dois fiadores. O Fies paga até 70% do valor da mensalidade e o restante fica sob responsabilidade do aluno. Caso o estudante tenha rendimentos pelo menos duas vezes maiores do que essa parcela de 30% da mensalidade, precisará apresentar apenas um fiador.

Dos 88 mil inscritos na primeira etapa do Fies, 50 mil foram contemplados, mas 28 mil esbarraram nos critérios de seleçao, entre eles o de renda mínima familiar. De acordo com a regra antiga, a parcela da mensalidade a ser paga pelo aluno nao poderia ultrapassar 60% de sua renda per capita familiar. Outros 10 mil alunos foram excluídos porque as universidades fixaram cotas limitadas para atender os beneficiados pelo Fies. As instituiçoes devem informar ao MEC sobre o quanto estao dispostas a ampliar o programa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;