Nacional Titulo
BA: presos homossexuais recebem parceiros em visitas íntimas
Do Diário do Grande ABC
12/08/1999 | 15:48
Compartilhar notícia


A direçao da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, já está permitindo que presos homossexuais recebam visitas íntimas de parceiros, como ocorre com os condenados heterossexuais. Pouco divulgada, a medida foi autorizada há um mês para todos os presídios brasileiros pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça, atendendo reivindicaçao de entidades de defesa dos homossexuais de todo o país.

Na Lemos Brito, os encontros íntimos de presos com suas companheiras ocorre sempre às sextas-feiras. Os detentos homossexuais poderao manter seus encontros nesse mesmo dia, conforme revelou o diretor da penitenciária baiana, Osvaldo Alves. Para tanto, o detento precisa cumprir as normas: fazer uma solicitaçao formal à diretoria da penitenciária que elaborará um cadastro do parceiro. O cadastro é enviado ao serviço social que tem a funçao de comprovar a ligaçao afetiva entre o preso e o seu companheiro. Só entao é autorizada a visita.

Até esta semana, nenhum preso homossexual havia requerido o direito da visita íntima. O diretor do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, porém, acredita que essa situaçao deva mudar. O GGB realiza trabalho de prevençao de doenças sexualmente transmissíveis junto à populaçao carcerária homossexual de Salvador. Segundo ele, o Ministério da Justiça autorizou as visitas íntimas inclusive para facilitar o trabalho de prevençao à aids. "Vamos intensificar a distribuiçao de preservativos e esclarecer como se pega aids aos presos", disse. Cerqueira estima que pelo menos 10% dos cerca de 800 presos da Lemos Brito sao homossexuais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;