Política Titulo
FHC condena violaçao dos direitos humanos
Do Diário do Grande ABC
30/04/1999 | 12:45
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta sexta-feira que um dos principais desafios atuais do país é nao aceitar violaçoes dos direitos humanos. Fernando Henrique defendeu uma soluçao negociada para a guerra em kosovo e condenou a violaçao dos direitos humanos com a depuraçao da prática de violaçao étnica. Segundo ele, a guerra terá impacto forte nas relaçoes internacionais e o Brasil precisará de clareza, referências de valores, sensibilidade ao tempo da diplomacia e cautela nas discussoes internacionais.

FHC disse também que o desenvolvimento também continuará sendo prioridade e que o Brasil buscará um Mercosul fortalecido e uma América do Sul unida e democrática. As declaraçoes do presidente foram feitas na formatura de diplomatas da turma Italo Zappa do Instituto Rio Branco, no Itamaraty.

O presidente mandou um recado aos formandos para que tentem buscar respostas para perguntas fundamentais à política externa do país. "É necessário saber como organizar o sistema financeiro internacional para minimizar crises; como os fluxos financeiros podem ser fonte de desenvolvimento e nao de turbulência, como que tipo de ordem econômica pode ajudar a alcançar e fortalecer o Mercosul e como revitalizar o sistema de segurança coletiva para buscar a paz".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;