Cultura & Lazer Titulo
Calendário traz beleza sem Photoshop
Por Andréia Meneguete
Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


A edição de 2010 do famoso Calendário Pirelli chega às mãos de seleto público VIP, entre eles o Rei Charles e o cantor Bono Vox, com nova proposta que promete ser assunto de conversas entre os aficionados por arte, design e fotografia.

Sob o comando e cliques do badalado fotógrafo Terry Richardson, as imagens das celebridades estão sem o uso de Photoshop, conferindo ao resultado final aquilo que foi pretendido desde o início: exaltar a beleza natural da mulher.

Segundo o diretor criativo da Image Builders, Marcelo Sebá, responsável pela direção de arte do calendário, o programa conhecido por consertar as imperfeições foi utilizado apenas para o acerto de luz e apagar as mordidas e hematomas das picadas dos insetos, uma das maiores dificuldades durante as sessões de fotos.

"Não mudamos nada, pois fazemos antes de tudo uma homenagem à beleza feminina. Há uma foto em que o reflexo da água sobre os seios da modelo faz um efeito que parece que ela tem estrias. Poderíamos ter corrigido, mas não seria verdadeiro. A beleza muitas vezes está nas imperfeições", revela o profissional.

Entre as celebridades do calendário estão Lily Cole, Miranda Kerr, Catherine McNeil, Abbey Lee Kershaw, Eniko Mihalik, Marloes Horst, Daisy Lowe, Rosie Hungtington-Whiteley, Gracie Carvalho e Ana Beatriz Barros. "Este trabalho é uma referência há quase 50 anos. Todo ano um grande fotógrafo e um time de primeira linha de modelos são selecionados para a produção. O fotógrafo pode trabalhar com liberdade e sem restrição de verba para viabilizar o projeto", indica o professor de História da Fotografia da Escola Panamericana de Artes Felipe Russo.

O calendário, conhecido como The Cal, tem tiragem de 30 mil exemplares e foi lançado em 1964, tendo em sua história a participação do fotógrafo Patrick Dermachelier, disputado pelas maiores revistas de moda. Outra curiosidade que envolve o megaprojeto foi a descoberta da modelo inglesa Naomi Campbell, em 1988.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;