Esportes Titulo
Região entra renovada no Paulista
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
19/08/2006 | 03:21
Compartilhar notícia


Três equipes do Grande ABC estréiam sábado no Campeonato Paulista de Vôlei Masculino com o objetivo de recuperar a hegemonia. No ano passado, o título do Estadual ficou com uma equipe estrangeira, o Telemig Celular/ Minas, que este ano defenderá, pela segunda vez, o Pinheiros. Além dos quatro clubes, o torneio contará com São Paulo, Lupo/ Náutico/ Araraquara, e dois debutantes: Climed/Big/ Atibaia e Vôlei Futuro/ Araçatuba. A abertura do feminino será na semana que vem, dia 24.

Enquanto a região será o palco do duelo entre Santo André e São Caetano, às 18h, no ginásio Milton Feijão (rua Walter Thomé, s/n, bairro Olímpico), o Banespa medirá forças com a equipe de Atibaia, às 19h, na casa do adversário. Nesta partida, o técnico de São Bernardo, Paulo Cocco, fará sua estréia oficial no comando de um time masculino. Além da mudança de treinador, o elenco do Banespa entrará totalmente reformulado.

Daquele time que conquistou o Estadual de 2004 e a Superliga 2004/2005, os torcedores verão apenas dois jogadores. O central Michael, que renovou com a equipe, e o retorno do oposto Rivaldo, que atuou na temporada passada no Sassakai Blaizers, do Japão.

O atleta voltou com a responsabilidade de comandar um time recheado de jovens talentos. "Se não recebesse uma incumbência tão importante, não teria tanta motivação para jogar. Para falar a verdade, este piano é bem mais leve, já que terei muito apoio dentro e fora de quadra. No Japão, a responsabilidade é bem maior. Você chega com o status de grande jogador e tem de fazer tudo para provar o seu valor", disse o oposto, que está com data marcada para voltar ao Oriente.

No final do Paulista, Rivaldo vestirá novamente a camisa do time japonês, o qual ajudou a conquistar o título nacional. "Fazia oito anos que o Sassakai Blaizers não levantava esta taça. Foi um estímulo a mais para mim", complementou o jogador. Para o técnico Paulo Cocco, ter um atleta como Rivaldo será importante para o time. Especialmente pelo fato de o oposto fazer parte da geração vitoriosa que levou o Banespa a vencer a Superliga pela primeira vez.

São Caetano e Santo André também renovaram seus elencos. O técnico andreense, Marcelo Madeira, tenta encaixar as novas peças para os próximos compromissos. "Ainda não tenho o grupo todo sob meu domínio. Estou conhecendo melhor os jogadores para saber qual a melhor formação para as partidas", contou o comandante.

Regulamento - O sistema de disputa prevê a fase classificatória com as equipes em um único grupo. Jogarão turno e returno, sendo que as duas mais bem colocadas passam direto para as semifinais. As classificadas de terceiro a sexto disputarão as quartas-de-final, assim definidas: 3ª x 6ª e 4ª x 5ª, com confrontos em melhor-de-três. Os vencedores das quartas-de-final complementarão as semifinais, jogando o 1º x 4º e o 2º x 3º, também em melhor-de-três partidas. Os ganhadores decidirão o título do Estadual.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;