Nacional Titulo
Papa enviará ‘fortes mensagens’ a governos latino-americanos
Da AFP
07/05/2007 | 13:26
Compartilhar notícia


O Papa Bento XVI enviará "fortes mensagens" aos governos latino-americanos durante a viagem ao Brasil para que defendam temas como "o direito à vida". A informação é do o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, durante uma entrevista na Universidade Gregoriana de Roma, nesta segunda-feira.

"A pobreza, a iniqüidade, a violência, o êxodo dos católicos para as seitas" assim como "a defesa da vida serão algumas das questões que o Papa abordará durante sua viagem ao Brasil, de 9 a 13 de maio”, explicou.

"Examinaremos com cuidado os resultados desta peregrinação, esperando que as comunidades católicas, assim como a classe política os compreendam e aceitem", acrescentou.

O cardeal italiano, o segundo na hierarquia da Santa Sé, reiterou a posição da Igreja Católica, que defende "a sacralidade da vida humana do nascimento até a morte natural", assim como a família tradicional.

Nos últimos meses, Bento XVI vem focalizando progressivamente as intervenções na conferência geral da Celam (Conferência Episcopal Latino-Americana) e na viagem à América Latina, destacando a importância do núcleo familiar na sociedade latino-americana.

Em fevereiro passado, ante os núncios apostólicos, o Papa reiterou a preocupação com a família, que "demonstra síntomas de debilitamento sob as pressões de grupos capazes de influir negativamente nos processos legislativos".

Temas, como a descriminalização do aborto, estão sendo debatidos em alguns países latino-americanos, entre eles Brasil e México, Na capital mexicana uma lei neste sentido entrou em vigor no final de abril.

O cardeal italiano Tarcisio Bertone, 71 anos, foi designado em junho de 2006 por Bento XVI como secretário de Estado do Vaticano.

O Papa presidirá no próximo 13 de maio a missa inaugural da V assembléia-geral da Celam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;