Política Titulo São Bernardo
Marinho aciona Lula para unificar PT para sucessão

Com divisão entre Tarcisio e Luiz Fernando, chefe do
executivo recorre ao ex-presidente para impor preferido

Raphael Rocha
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
26/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Sem aglutinar todas as forças em torno de Tarcisio Secoli (PT), seu escolhido para sucessão municipal, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), recorreu ao líder máximo do petismo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que vereadores e deputados do partido na cidade embarquem na candidatura do atual secretário de Serviços Urbanos.

No jantar oferecido pelo prefeito na noite de segunda-feira para vereadores e deputados petistas, Lula apareceu de surpresa e foi a grande estrela da atividade. Falou que não é o momento de se externar o nome do sucessor – embora Tarcisio já esteja eleito internamente – e que todos têm de ir às ruas para defender o governo Marinho. Até adiou o anúncio oficial do prefeiturável para o fim do ano, justamente para estender período de articulação de seu pupilo com a base eleitoral e evitar início do projeto eleitoral com o grupo político governista trincado em relação a 2016.

Foi a cartada mais alta posta à mesa por Marinho desde que decidiu que Tarcisio iria representar a gestão nas urnas em 2016. Como seu afilhado político não decola nas pesquisas, cresceu movimento de petistas e partidos aliados para revisão da decisão pró-Tarcisio e indicação do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira para representar o petismo na eleição do ano que vem.

Na bancada de vereadores, metade acompanha Marinho na preferência por Tarcisio. Mas a outra parte que sustenta Luiz Fernando vem acompanhada de legendas aliadas, que ameaçam se rebelar se o presidente do São Bernardo Futebol Clube for preterido. Não à toa que Luiz Fernando, nos últimos meses, mudou discurso e afirmou que não poderia “desistir” de ser candidato a prefeito.

No levantamento do DGABC Pesquisas, publicado pelo Diário no dia 2, Tarcisio foi lembrado por 5,8% no estudo estimulado. Luiz Fernando alcançou 8,5%. Os dois estão longe do líder Alex Manente (PPS) – teto de 39,8% – e do segundo colocado Orlando Morando (PSDB) – 20,5%. Há o temor que Tarcisio não chegue nem ao segundo turno, pela soma de desgaste do PT e desconhecimento da população por um nome que nunca figurou nas urnas.

Outro objetivo do aparecimento de Lula no jantar oferecido por Marinho foi para mostrar que o cacique coloca a eleição em São Bernardo na sua lista de prioridades. No PT, há quem duvide do empenho de Lula no pleito na cidade onde mora porque Tarcisio ou Luiz Fernando não têm mesmo grau de afinidade com ele como tem Marinho.

Mas o líder máximo do PT entende que vitória do sucessor de Marinho é passo importante para que seu pupilo se cacife internamente na briga para ser candidato da sigla na eleição ao governo do Estado ou ao Senado em 2018. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;