Economia Titulo São Bernardo
Para sindicato, Mercedes tomou decisão unilateral ao abrir PDV

Dirigente afirma que montadora deveria ter discutido outra proposta

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
17/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Após tomar conhecimento de que a Mercedes-Benz tinha aberto novo PDV (Programa de Demissão Voluntária) na unidade de São Bernardo, o terceiro do ano, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que a decisão foi unilateral.

“Não que a empresa tenha de nos consultar para realizar um PDV, mas sequer fomos informados. Achamos estranha a abertura do programa após a rejeição da proposta colocada em assembleia para os trabalhadores no início do mês”, avalia Moisés Selerges Júnior, diretor do sindicato e integrante do CSE (Comitê Sindical de Empresa) da montadora.

Selerges Júnior se refere ao ato que encerrou o acampamento de cerca de 30 dias de 300 empregados que estavam em lay-off (suspensão temporária de contrato) quando foram demitidos, e que contou com a votação deles e mais 7.300 trabalhadores que estavam na ativa. Foi feita proposta de acordo que previa redução de 20% na jornada de trabalho e de 10% nos salários, além de abertura de novo PDV, o que foi recusado. “Havia um processo de negociação. Se foi rejeitada, teria de haver uma nova discussão para apresentar outra proposta, o que não aconteceu.”

Para o sindicato, é importante que não haja mais demissões, ressalta o sindicalista. “Se a empresa cometer o mesmo erro de quando dispensou aqueles 300 trabalhadores haverá forte reação”, avisa.

Selerges Júnior diz que a entidade aguarda contato da montadora para discutir a inclusão no PPE (Programa de Proteção ao Emprego) para manter o trabalho dos que ainda não foram dispensados a partir da redução de 30% na jornada de trabalho e 15% nos salários – os pedidos para participar do pacote do governo poderão ser feitos a partir do dia 22.

PROPOSTA

O Programa de Demissão Voluntária, segundo a montadora, vale para todos os empregados, inclusive os da área administrativa. A exceção fica por conta dos participantes do programa trainee denominado CAReer. O grupo dos funcionários que possuem restrição médica também será avaliado caso a caso, já que, por acordo coletivo da categoria, eles têm estabilidade. Aos demais, sejam horistas ou mensalistas, a proposta é de 50% do valor do salário por ano de atuação na companhia, limitado ao teto de R$ 65 mil, além dos direitos trabalhistas pagos na rescisão. O PDV ficará aberto até 14 de agosto.

O Diário teve acesso a documento que informava a abertura do PDV aos trabalhadores. Nele, a companhia não dispensa a concessão de férias coletivas ou licença remunerada para o início de agosto. A Mercedes diz que as medidas são reflexo das dificuldades do mercado, e que possui excedente de 2.000 funcionários. O segmento de caminhões registrou tombo de 45,2% na produção no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2014, e de 42% nas vendas, na mesma comparação, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;