Cultura & Lazer Titulo
O Brasil na era espacial
BETO GOMES
Do Diário Online
26/08/1999 | 16:50
Compartilhar notícia


Dezesseis países, entre eles o Brasil, estao participando do desenvolvimento do maior laboratório orbital já construído, a Estaçao Espacial Internacional (ISS). O programa servirá de base para a realizaçao de pesquisas na área de microgravidade em processos físicos, químicos e biológicos, testes de engenharia e funcionará ainda como plataforma de observaçao para estudos sobre a Terra e ciências espaciais.

A participaçao do Brasil foi decidida em 1997, durante assinatura de acordo de colaboraçao com o governo norte-americano. O país se compromete a fornecer serviços e parte da construçao da ISS e, conseqüentemente, terá o direito de utilizar os recursos oferecidos pela estaçao.

Parte deste projeto já pode ser conferida no site BISSP (Programa Brasileiro para a Estaçao Espacial Internacional). A página detalha a participaçao do Brasil e explica como o país irá utilizar os recursos oferecidos.

O site traz ainda notícias e eventos sobre o programa, as etapas já concluídas e links para os órgaos envolvidos no projeto (Inpe, Embraer, AEB e Nasa, entre outros). O usuário pode conferir também uma ilustraçao sobre os módulos da estaçao, que ilustra como cada país participará do projeto (os membros sao, além do Brasil, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japao, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, França, Espanha, Itália, Alemanha, Suécia, Suíça e Gra-Bretanha).

Quem quiser obter mais informaçoes sobre o assunto, pode acessar os sites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), da AEB (Agência Espacial Brasileira) e da ABC (Academia Brasileira de Ciências).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;