Brickmann Titulo
Tenta jogar, mas é ‘inexperienta’

Dilma Rousseff, a suprema, decidiu ceder: para atender ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, a quem detesta, nomeou para o Ministério do Turismo o ex-deputado Henrique Eduardo Alves, de quem não gosta. E, para não parecer que se rendeu ‘incondicionalmenta’, aplicou um bom corte nas verbas já escassas do Turismo

Do Diário do Grande ABC
19/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Dilma Rousseff, a suprema, decidiu ceder: para atender ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, a quem detesta, nomeou para o Ministério do Turismo o ex-deputado Henrique Eduardo Alves, de quem não gosta. E, para não parecer que se rendeu ‘incondicionalmenta’, aplicou um bom corte nas verbas já escassas do Turismo.

E que é que aconteceu?
1 – para nomear Henrique Alves, teve de afastar o ministro Vinícius Lages, indicado pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros – um político pelo menos tão poderoso quanto Eduardo Cunha. Renan manifestou seu desagrado da maneira mais clara possível: rejeitou todas as propostas de Dilma para dar novo cargo a Lages e preferiu nomeá-lo para a chefia de seu gabinete. Para um peemedebista, recusar bons cargos é a maior demonstração de que o relacionamento vai mal.

2 – Eduardo Cunha já estava irritado com a demora na nomeação de Alves. Ficou mais irritado ainda com o corte das verbas. Mas tem um motivo de satisfação: provou para seu partido e para o País que manda mais que a presidente. Não perderá oportunidade de exercitar seu poder à vontade, goste ela ou não. E já começou: nos próximos dias, entra na pauta a redução do número de ministérios.

3 – Renan Calheiros é frio, experiente. Não reage: só se vinga. Talvez Luiz Edson Fachin, escolhido por Dilma para o Supremo, tenha problemas para que o Senado o aprove. E Renan apoiará Cunha na redução do número de ministérios.
Como se diz em futebol, ao mau jogador até a bola atrapalha.

Didi...
Aliás, o acordo entre Cunha e Dilma que levou Henrique Alves ao ministério trouxe outro item desagradável: um corte no reajuste dos aposentados. No projeto que manteve o reajuste do mínimo, estavam incluídos os aposentados. A fortuna que ganhariam – 7%, aproximadamente – foi considerada excessiva pela presidente. E os aposentados foram retirados do projeto. Vão ficar com 5,5%, e não é para sair gastando feito doidos. Nenhum jornal aproveitou a oportunidade para publicar o grande título: ‘Novo ministro custa o reajuste dos aposentados’.

...Dedé...
O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou a construção de 12 novas usinas nucleares no País, sendo quatro até 2030 e outras oito entre 2030 e 2050. Sabe de nada, inocente (embora ‘inocente’ seja uma palavra perigosíssima quando aplicada a autoridades). Angra 3 está sendo construída há mais de 30 anos e até hoje não entrou em funcionamento. O programa nuclear brasileiro começou na primeira metade da década de 1970 e só completou duas usinas. E desde 2011, data do tsunami que atingiu a usina nuclear de Fukushima, praticamente não há no mundo construção de novas plantas atômicas para geração de energia. A probabilidade é de que as usinas atômicas de Braga fiquem prontas junto com o trem-bala, mesmo com aqueles orçamentos elásticos de sempre.

...Mussum...
Dizem que muita gente da oposição estaria na lista de depositantes ilegais do HSBC suíço – os SwissLeaks. Deve haver. E fica difícil, por isso, entender por que Dilma está tão sossegada no caso. O senador Ricardo Ferraço, do PMDB capixaba, na oposição desde que acolheu no Brasil o senador boliviano Roger Pinto, dando-lhe ajuda para escapar da Bolívia, procurou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do PT, para saber por que o governo brasileiro demora tanto para pedir à França e à Suíça a lista dos depositantes. Cardozo ‘ficou rouco de tanto ouvir’. Seria interessantíssimo ver a lista completa dos depositantes brasileiros clandestinos. Estarão ligados a Petrolão, doações ilegais, essas coisas?

...Zacarias
Está certo, a Caixa Econômica Federal teve de colocar bom dinheiro no Banco Pan-Americano, de Silvio Santos, para evitar problemas; é certo, também, que a Caixa patrocina boa parte dos clubes das divisões principais do nosso futebol, e isso é caro. Mas tirar o dinheiro justo de quem economiza para comprar sua casa? Pois aconteceu: a Caixa aumentou os juros do crédito imobiliário pela segunda vez neste ano, agora para 9,45%, para acompanhar a Taxa Selic. Pague! E nada de reclamar: quem não puder pagar o Minha Casa, Minha Vida pode perfeitamente alistar-se em algum movimento de sem-teto e invadir um bom imóvel.

O candidato e seu passado
Depois de uma série de divergências com o Brasil sobre a administração da Usina Hidrelétrica de Itaipu, pertencente aos dois países, o Paraguai decidiu mover uma ação judicial para garantir aqueles que, a seu ver, eram direitos que vinham sendo ignorados. Quem foi o advogado da parte paraguaia no processo contra brasileiros? Ele mesmo: Luiz Édson Fachin, agora indicado pela presidente Dilma para o lugar do ministro Joaquim Barboza no STF (Supremo Tribunal Federal). Fachin ganhou a ação contra o governo brasileiro. Viva o Paraguai!

O nome do jogo
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, guru do PSDB, já informou à colunista Sonia Racy, de O Estado de S.Paulo, qual seu candidato preferido para a prefeitura de São Paulo: o vereador Andrea Matarazzo, ex-embaixador na Itália. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;