Memória Titulo Memória
A terceira idade que faz memória

Memória tem conversado com as representantes dos vários grupos de convivência...

Ademir Medici
28/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Memória tem conversado com as representantes dos vários grupos de convivência da terceira idade da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, a partir de um convite da Irani Lourenço Cruz Rodrigues. São as integrantes interessadas na construção da memória. Estabeleceu-se a primeira segunda-feira do mês para as conversas. Tem sido bom.

Ganha destaque a memória oral. Registrar a história dos vários grupos, sem se esquecer das conversas e ações paralelas, geralmente as mais gratificantes. Uma boa referência é o livro Muitas Vidas, contos e histórias, já apresentado pela página Memória. Obra coletiva deste povo bom da Associação.

TRECHO

Crônica: “Alerta, idosos. Quando setembro chegar”, de Clara Silva Nascimento: “Chega setembro, que alvoroço. Bailes, jogos, passeios, tudo para o mês do idoso. Quem será que teve a ideia para nos homenagear? Um idoso carente ou um jovem esperto para levar vantagem? Ainda vou descobrir.”

DEPOIMENTO

Marta Maria Borges, professora aposentada, 17 anos atuando com deficientes visuais: “Ao me divorciar, entrei para o grupo da terceira idade. Comecei a jogar vôlei adaptado e tênis de mesa. Participo das tardes de leitura e do grupo do livro. Pretendo participar dos Jogos dos Idosos. Eles começam em abril.”

DECLARAÇÃO

Terezinha Franco: “Comecei a trabalhar com 15 anos e parei quando casei. Tive dois filhos e voltei a trabalhar na área da saúde, como recepcionista, até os 30 anos. Depois me tornei administradora do lar e me aposentei. Agora chegou a hora de curtir a vida, fazendo o que meu marido e eu gostamos: viajar, dançar, estar com a família e amigos.”

FESTA

E em comemoração aos 58 anos da Associação, será realizado esta noite, para varar a madrugada, o Baile Havaiano 2015, no Ginásio Lauro Gomes. Na animação, a banda Linha de Frente.

ESPORTES

A Associação voltou a ser filiada à Confederação Brasileira e à Federação Paulista de Canoagem e contratou o canoista paraolímpico Luis Carlos Cardoso. Ele representará o clube nas próximas competições.

Assim, nesta edição, o piauiense Luis Carlos simboliza um clube fruto do idealismo dos primeiros barnabés, aqueles servidores que construíram o novo São Bernardo, após os momentos cívicos vividos pelo movimento emancipacionista de 1944.

A Associação é de 1957. Nasceu humilde. Não parou jamais. Pena que dos primeiros, muitos se foram. Rita Zincaglia, a secretaria eterna, que falta ela faz.

CORRESPONDENTE

Memória, devagar, devagarinho, vai se aproximando. Temos até uma correspondente, a Celinha Regina Saurim. Ela lembra as colegas no dia do aniversário de cada uma. E nós divulgamos.

ANIVERSARIANTES DE MARÇO

- Nova Esperança: Maria Hela Monteiro, dia 7; Terezinha Brizeno Paulino e Terezinha Verdasca, dia 11; Oliva Antolin Espeso, dia 26; Maria Raquel, dia 28.

- Girassol: Ivone Fresolini Ercolin, dia 13; Sandra Maria Della Méa de Oliveira Brito, dia 22.

- Nova Era: Terezinha Ema Guazelli, dia 1º; Iolanda Barroso Gasparini, dia 2; Aparecida Panighel, dia 13; Ivani Dante Franco, dia 20; Marina Gasparini Siola, dia 22.

- Nova Vida: Januária Buoso Filhianoti, dia 6; Lídia Lopez, dia 7; Maria José Gobis Garrucho, dia 15.

- Alegria: Marta Maria Borges, dia 12; Eunice Forlan Plazza e Mary Peres Pigato, dia 20; Terezinha Franco, dia 23; Maria Batista Martinelli, dia 30.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e “notícias no tempo”.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. 1) Os 150 anos da 25 de Março, a mais famosa rua de comércio popular de São Paulo; 2) Os 25 anos do filme Uma linda mulher, cujo encontro comemorativo reuniu o elenco nesta semana; 3) Os 70 anos da atriz Leila Diniz; 4) A história curiosa do Grupo Kiss, que fará show pelo Brasil em abril. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo no estúdio, padre Edmar Antonio de Jesus, pároco da igreja Santa Luzia e São Carlos Borromeu, de Santo André. Ele falará sobre a Semana Santa. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

BANDEIRANTES AM (840) E FM (90,9). Memória. Em pauta, o Repórter Esso (2º de dois programas). Depoimentos de antigos redatores, apresentadores e até pessoal da área de música e marketing que bolaram a conhecidíssima vinheta de abertura daquele noticioso, tão vibrante que por sí só já segurava a atenção do ouvinte. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Hoje

Dia do Diagramador e Dia do Revisor, ofícios do jornalismo que adquirem novos formatos nestes tempos de tecnologia desenfreada.

Santos do dia

- São Xisto III. Foi papa e faleceu no ano 440.

- Castor

- Gisela

- Gontrão

- Malco

Municípios Paulistas

- Aniversariam hoje: Dobrada, Embu-Guaçu, Guzolandia, Itirapuã, Juquitiba, Narandiba, Presidente Epitácio, Queiroz e Uchoa.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 28 de março de 1985 – ano 27, nº 5785

Manchete – Presidente (Tancredo Neves) tem novo problema, mas o quadro é estável

- Contida a infecção.

- Por sinais, presidente comunica-se com Sarney.

Diadema – Justiça reabre a Funerária Municipal, que volta a funcionar.

Ela & Ele (Solange Dotto) – Os 25 anos da pílula.

Em 28 de março de...

1925 – Loteada a Vila Prosperidade, em São Caetano, conforme anúncio publicado na primeira página do Estadão.

1965 – Inaugurada exposição de maquetes de obras públicas na Escola Industrial Júlio de Mesquita, em Santo André.

1970 – Serviço Dentário Municipal de São Bernardo recebe o nome de Dr. Antonio Nascimento, em homenagem ao primeiro dentista da Prefeitura, admitido após a reconquista da emancipação político-administrativa.

1980 – O padre José de Anchieta é beatificado pelo papa João Paulo II.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;