Economia Titulo
Bolsa de Tóquio fechou em +0,65%
Por Do Diário do Grande ABC
30/12/1999 | 09:07
Compartilhar notícia


Em uma sessao mais curta, a Bolsa de Tóquio fechou o último dia de negócios de 1999, com o índice Nikkei 225 somando mais 123,76 pontos (+0,65%), em 18.934,34 pontos. No ano, o Nikkei acumulou uma valorizaçao de 36,8%, resultado que foi impulsionado pela melhora da confiança do setor privado na recuperaçao do país. O índice Nikkei 225, que reflete a média de valorizaçao das principais açoes do mercado japonês, fechou próximo dos 19 mil pontos, nível que mantinha há quatro anos, mas que sucumbiu à crise asiática.

O índice Topix, com todas as açoes negociadas na sessao matutina, avançou 9,93 pontos para 1.722,20 pontos. Nos últimos doze meses, o Topix registrou um ganho recorde de 58,44%. O mercado deve passar a olhar com mais atençao para a variaçao desse índice em razao da concentraçao das compras nas açoes de alta tecnologia e nao apenas nas blue chips do Nikkei. O vol ume de negócios foi fraco com a presença apenas de investidores individuais e de algumas corretoras. Foram movimentadas 193,1 milhoes de açoes na primeira sessao da Bolsa, abaixo das 325,81 milhoes negociadas ontem. Em uma repetiçao do que vinha ocorrendo nos últimos dias, as açoes de alta tecnologia continuaram em destaque.

A Sony voltou a bater sua máxima de aceleraçao em um dia com uma alta de 2 mil ienes (+7,1%), para fechar em 30 mil ienes. Foi o terceiro dia consecutivo de alta do papel, em reaçao ao anúncio do desdobramento das açoes da empresa. A açao mais ativa foi a da Fujitsu, que disparou 9,6%. "O comportamento da Fujitsu reflete a tendência de concentraçao em ativos de alta tecnologia que marcou o ano", comentou Kosaku Inagaki, gerente geral do Nippon Global Securities. A Bolsa de Tóquio só voltará a funcionar na próxima terça-feira, após os feriados de Ano Novo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;