Internacional Titulo
Carter denuncia ‘mentiras’ de Blair e Bush para justificar guerra
Por Da AFP
22/03/2004 | 09:28
Compartilhar notícia


O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter acusou o colega George W. Bush e o primeiro-ministro britânico Tony Blair de atacar o Iraque multiplicando "mentiras e más interpretações". As declarações foram feitas em entrevista publicada no jornal britânico The Independent.

"Recentemente, não tínhamos nenhuma razão para nos envolvermos no Iraque", avalia o ex-chefe de Estado democrata (1977-1981), que se opôs ao conflito sem um mandato da ONU. Para Carter, o atual presidente dos EUA e seu principal aliado, o primeiro-ministro britânico, "provavelmente sabiam" que os dados sobre as supostas armas de destruição em massa se baseavam em "informações "duvidosas".

"Esta guerra é baseada em mentiras e más interpretações por parte de Londres e Washington, que afirmaram erroneamente que Saddam Hussein era responsável pelo 11 de Setembro (de 2001) ou que o Iraque possuía armas de destruição em massa", acrescenta o prêmio Nobel da Paz 2002, um ano após o início da guerra neste país árabe.

Na avaliação de Carter, Blair tinha "melhor raciocínio", mas se deixou convencer por Bush. "Acredito que a razão fundamental (para fazer a guerra) quem encontrou foi Washington e não Londres", analisa o ex-presidente. "Acredito que Bush Jr. tinha a intenção de acabar uma guerra que seu pai (George Bush) precipitou contra o Iraque", acrescentou.

"Acho que este compromisso de Bush prevaleceu sobre o melhor raciocínio de Tony Blair e Tony Blair se transformou em um entusiasta seguidor da política de Bush", lamentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;