Política Titulo Caixa-preta
Mauro Miaguti pede transparência e alfineta Tião Mateus

Cotado para ser candidato a presidente da Casa, democrata quer debate pautado em gestão

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Especulado como um dos nomes na disputa pela presidência da Câmara de São Bernardo, Mauro Miaguti (DEM) pediu que o debate para sucessão de Tião Mateus (PT) seja feito em cima da reestruturação interna e da transparência da Casa, em crítica velada à gestão do petista à frente do Legislativo.

Atual primeiro secretário da mesa diretora, Miaguti reclamou de blindagem de documentos administrativos e planilhas fiscais. “Os próprios vereadores não têm acesso (aos dados), não conseguem saber como estão as finanças da Casa, como é gasto o dinheiro. O debate precisa ser sobre transparência e gestão eficiente da Câmara”, pediu o democrata.

Segundo Miaguti, a Câmara precisa adotar pontos do setor privado para se modernizar e buscar “profissionalismo”. “Entendo que tem de ser construído, antes de tudo, programa sério para o Legislativo. E a partir daí se construir a candidatura, com nomes. Quem estiver de acordo e quem se encaixar melhor no plano, naturalmente será o nome. O debate fica mais aprofundado”, considerou.

O democrata está especulado para encabeçar a chapa governista, mas figura numa ala que hoje não conta com simpatia dos petistas. Neste bloco estão Fábio Landi (PSD) e Rafael Demarchi (PSD) – esse último também ventilado pela boa votação recebida em outubro, quando concorreu a deputado federal.

Dentro do bloco de sustentação, aliados tentam convencer o prefeito Luiz Marinho (PT) a abençoar vereador de sigla parceira no pleito interno, cobrando compromisso fechado em dezembro de 2012, quando Tião foi apresentado como postulante da bancada situacionista para presidência da Casa.

Esse debate é liderado por Ramon Ramos (PDT), mas petistas ainda sonham em apresentar nome da legenda para continuar à frente do Legislativo de São Bernardo.

Ontem, o Diário mostrou que quatro parlamentares do partido correm pela indicação do prefeito: Toninho da Lanchonete, Paulo Dias, José Luiz Ferrarezi e José Ferreira (esse diz não estar articulando candidatura, mas conversou com vereadores para viabilizar seu projeto).
Tião não retornou aos contatos do Diário para comentar as críticas de Miaguti. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;