Setecidades Titulo
Anorexia e bulimia atingem os homens
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
22/06/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Transtornos alimentares como anorexia e bulimia, que são mais comuns entre as mulheres, hoje também estão levando os homens, de maneira ainda discreta, aos hospitais para tratar dessas doenças. Especialistas de psicologia, psiquiatria e nutrição dizem que a proporção ainda é pouca, sendo 90% de mulheres e 10% de homens em todo o Brasil, porém, tem-se observado um aumento na ala masculina.

Um dos indicadores é encontrado no Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, que só neste ano registrou 20 atendimentos a rapazes. O maior desde a inauguração do local, em 1992.

O psiquiatra do Hospital das Clínicas Alexandre Pinto de Azevedo, salienta que em muitos casos existe uma pré-disposição genética que junta-se a uma insatisfação com a aparência corporal e causa uma distorção da imagem.

Entre os fatores que podem desencadear os distúrbios estão as dietas rigorosas, auto-estima baixa, problemas familiares, trabalho e conflitos de orientação sexual. Os dados mostram ainda que 50% dos homens atingidos pelos transtornos são homossexuais.

Para a psicanalista Cybelle Weiberg, da Ceppan (Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia), os pacientes homens são resistentes e não conseguem admitir com facilidade que estão com algum dos transtornos. Geralmente, vão direto ao hospital quando resolvem buscar ajuda, deixando para um segundo momento as terapias com psicólogos e psiquiatras.

Os transtornos atingem os homens pelos mesmos fatores que as mulheres, como a moda e a busca por um corpo esguio como padrão de beleza. A depressão é um dos fatores que colabora.

Segundo os especialistas, os rapazes apresentam anorexia e bulimia entre os 18 e 26 anos, enquanto as mulheres manifestam os problemas mais cedo, entre os 13 e 14 anos. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que a busca para tratamento é que se prorroga, considerando, inclusive, que alguns estudos relatam a associação entre o início da puberdade e o desenvolvimento de transtorno alimentar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;