Nacional Titulo
Serra Pelada voltará a ser explorada após 14 anos de interdição
Por Do Diário OnLine
Com Agências
23/02/2006 | 17:59
Compartilhar notícia


A Serra Pelada, desativada durante 14 anos, voltará a ser explorada em breve. O pedido de reativação foi feito por garimpeiros ao presidente Lula, que prometeu visitar o local no mês de março ou abril e dará o direito de mineração aos trabalhadores do local.

A medida tem como objetivo beneficiar os garimpeiros da região, que passam de 30 mil e são representados por uma cooperativa. Entretanto, a extração manual não será permitida. O garimpo somente poderá ser realizado por máquinas. 

Josimar Elizio Barbosa, presidente da cooperativa, estima que ainda exista 150 toneladas de ouro na serra. A cava de Serra Pelada tem 500 metros de diâmetro e um lago de 300 metros de profundidade, que ocupa uma área equivalente a três campos de futebol.

Segundo Barbosa, a cooperativa assinou acordo com a mineradora norte-americana Phoenix Gems, que explorará o ouro em Serra Pelada. Caso o contrato seja reconhecido pelo governo, os cooperativados receberão 40% do lucro.

A Serra Pelada já foi a maior mina de ouro no país e foi fechada pelo governo Fernando Collor de Mello. Calcula-se que mais de 300 homens morreram em busca do enriquecimento com a exploração do minério no local.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;