Economia Titulo
Incêndio pára produção da Volkswagen
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
19/04/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Os trabalhadores da linha de montagem do Polo e do Gol, na planta Anchieta da Volkswagen, foram dispensados sexta-feira do trabalho em decorrência da falta de um componente para a fabricação dos veículos: o chicote elétrico – cabo que distribui ao veículo a eletricidade da bateria. A peça começou a faltar na planta na tarde de quinta-feira por causa de um incêndio na fábrica da Delphi, que fornece o item para a montadora.

Além da unidade do Grande ABC, a planta de Taubaté – que também fabrica a família Gol – também precisou fazer uma parada na produção por falta desse artigo.

Com a suspensão da produção, a Volkswagen afirma que deixou de fabricar 1.625 veículos entre quinta-feira e sexta-feira, dos quais 1.100 em São Bernardo e 525 em Taubaté.

A unidade do Vale do Paraíba já havia retomado as atividades na tarde de sexta-feira, mas ainda em ritmo abaixo do normal. Já a planta de São José dos Pinhais (PR) não sofreu nenhuma mudança na produção.

Delphi - A unidade de Espírito Santo do Pinhal – região de Campinas – da multinacional do setor automotivo, que produz chicotes elétricos, passou por um incêndio de cerca de 40 minutos na madrugada de quinta-feira. O fogo se concentrou em um dos almoxarifados da fábrica, danificando um dos insumos necessários para a fabricação desse componente.

Com isso, a fabricação do chicote foi afetada. “O que conseguimos produzir era o que já estava nas linhas. Mas estamos fazendo de tudo para que o fornecimento seja restabelecido. Cerca de uma hora após o incêndio, as plantas da Europa já estavam informadas do ocorrido”, explica Martin Wells, diretor de Recursos Humanos e Relações Governamentais da Delphi no Brasil.

A linha produtiva da multinacional não foi afetada, assim como não houve feridos. A empresa agora corre para restabelecer o fornecimento da peça até este domingo, quando chega um avião da Europa com os insumos necessários para a fabricação.

A Volkswagen confirma o empenho que a Delphi está fazendo para restabelecer o fornecimento, e diz que a produção deve ser retomada na terça-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;