Internacional Titulo
Chega às Ilhas Malvinas o primeiro vôo com escala na Argentina
Do Diário do Grande ABC
17/10/1999 | 16:24
Compartilhar notícia


Uma forte tempestade de neve acompanhou nesse sábado a chegada às Ilhas Malvinas do primeiro vôo comercial que, em 17 anos, uniu o território continental argentino ao arquipélago, levando a bordo 20 familiares de soldados argentinos mortos durante a guerra travada em 1982.

O vôo 993 da companhia Lan Chile aterrissou às 16H05 desse sábado, no aeroporto militar de Mount Pleasant, base aérea que abriga 2.000 militares britânicos. No vôo também estavam inúmeros jornalistas, em sua maioria argentinos, e um delegado da chancelaria argentina e o cônsul da Argentina em Punta Arenas, Julián Tettamandi.

Devido às ameaças de um suposto comando 2 de abril "de destruir o aviao com todos seus passageiros", foram tomadas medidas excepcionais de segurança.

Os vôos entre o continente sul-americano e as ilhas fora reiniciados em 14 de agosto passado depois de um acordo entre a Argentina e a Gra-Bretanha, em 14 de julho, que autorizou a entrada de argentinos no arquipélago, mas com seus passaportes. Este acordo foi denunciado pelos secretário de imprensa da Federaçao de Veteranos de Guerra da República Argentina, Miguel Giorgio, que se opôs a voltar às Malvinas tendo que usar passaporte.

Os 20 familiares nao tiveram qualquer contato com os habitantes das ilhas e foram levados imediatamente para Darwin, 90 km a oeste de Port Stanley, onde se encontra um cemitério com 237 túmulos de argentinos mortos durante a guerra.

Neste domingo será oficializada uma missa em memória dos soldados argentinos. Desde 1991 foram realizados dez vôos charter para visitar estes túmulos, mas sua duraçao jamais superou os dois dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;