Setecidades Titulo Covid-19
Região tem a segunda menor taxa de transmissão do Estado

Número do Grande ABC só é maior do que o da subdivisão de Sorocaba; tendência é de queda

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
13/10/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


O Grande ABC tem a segunda menor taxa de transmissão da Covid entre as regiões do Estado. De acordo com dados da SP Covid Info Tracker, plataforma gerida por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), da USP (Universidade de São Paulo) e do Cemeai (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria), que considera informações do governo estadual, o indicador nas sete cidades era de 0,75 ontem, acima apenas da região de Sorocaba, com 0,65.

A taxa atual do Grande ABC é a menor desde 6 de agosto, quando a plataforma mostrava 0,74. De acordo com a estimativa do estudo, o indicador deve continuar caindo na região e chegar a 0,60 no domingo, marca bem próxima da menor já registrada durante a pandemia, que foi 0,53 em 29 de julho. 

A taxa de transmissão é considerada pelos especialistas como a forma mais segura de avaliar o ritmo da pandemia. O ideal é que o indicador esteja sempre abaixo de 1. No caso atual do Grande ABC, o número significa que cada 100 pessoas infectadas pelo coronavírus são capazes de transmitir a doença para 75 indivíduos.

“A taxa de reprodução do vírus é elaborada por meio de metodologia científica e levamos alguns outros índices para calcularmos esse valor”, explicou um dos pesquisadores responsáveis pela SP Covid-19, o professor da Unesp, matemático e cientista de dados Wallace Casaca.

No Brasil, de acordo com o Imperial College, de Londres, a taxa atual de 0,60 é a menor desde que a instituição iniciou a medição, em abril de 2020. O resultado mais próximo era de novembro do ano passado, com 0,68, mês quando foi registrado o apagão de dados do Ministério da Saúde, o que pode ter interferido na medição.

ATUALIZAÇÃO

As prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano, as únicas cidades da região que emitiram boletins ontem, reportaram três mortes e 31 novos casos de Covid. Com isso, o total de falecimentos chegou a 10.284 e o de infectados a 260.217, sendo que, destes, 244.939 estão recuperados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;