Economia Titulo
Centrais petroquímicas produzirão diesel e GLP
Por Das Agências
08/05/2001 | 00:06
Compartilhar notícia


As centrais petroquímicas brasileiras – Petroquímica União (PqU), de Santo André, Copene, da Bahia, e Copesul, do Rio Grande do Sul –, que no ano passado ganharam o direito de fazer gasolina, serão agora autorizadas a produzir óleo diesel e GLP (gás de cozinha). A portaria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para regulamentar o assunto está disponível na Internet e vai ficar em consulta pública por 15 dias para depois ser apreciada pela diretoria do órgão.

Ao contrário do que acontece com a gasolina, a produção de óleo diesel e de GLP no Brasil é insuficiente para atender à demanda nacional. As centrais petroquímicas serão autorizadas a fazer combustível em volumes que serão determinados pela ANP. As três centrais já iniciaram a produção de gasolina, com autorização para transformar em combustível até 10% da nafta que processam.

Assim como acontece com a Petrobrás, o óleo diesel e o GLP das centrais privadas serão subsidiados, e as empresas, ressarcidas pelo governo, utilizando-se, para isso, o imposto recolhido sobre a gasolina que produzem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;