Internacional Titulo
Sociedade de imprensa se preocupa com controle de informação
Por Das Agências
14/10/2001 | 17:18
Compartilhar notícia


A advertência americana à mídia de controlar a informação do Afeganistão "pode dificultar o livre acesso às fontes oficiais de informação", disse este domingo o presidente da comissão de liberdade de imprensa da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) durante a reunião que realiza este órgão em Washington de 12 a 16 de outubro.

As medidas de segurança "podem dificultar a vigência de direitos humanos, entre eles o livre acesso à informação, pelos controles militares que podem se estabelecer", disse Rafel Molina.

Molina manifestou sua preocupação de que os atentados de 11 de setembro e os ataques no Afeganistão podem desencadear nos jornalistas "uma tendência à autocensura, originada em uma confusão do sentimento patriótico com a obrigação jornalística".

Citou o correspondente da BBC Javier Lizarbarburu que disse que "a cobertura da imprensa pode ser vítima da primeira guerra do século XXI".

"Este é um tema que nos preocupa muito e que debateremos mais profundamente na terça-feira durante o painel sobre terrorismo", disse o presidente da SIP, Danilo Arbilla.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;