Internacional Titulo
EUA: pesquisadores anunciam novo remédio para osteoporose
Do Diário do Grande ABC
13/10/1999 | 15:57
Compartilhar notícia


Um grupo de pesquisadores anunciou ter descoberto um novo remédio para a osteoporose que reduz a incidência de fraturas em mulheres que já passaram pela menopausa nas quais outros tratamentos nao dao resultado.

Algumas drogas efetivas para prevenir as fraturas de coluna nao conseguiram evitar outras fraturas causadas pela osteoporose, doença que enfraquece os ossos.

A nova droga, risedronate, diminuiu os casos de todas as fraturas, além das de coluna, e aumentou a densidade óssea, segundo estudo publicado na ediçao desta quarta-feira do Journal of the American Medical Association.

O principal autor do artigo disse que as conclusoes podem ser especialmente animadoras para as mulheres mais velhas que nao podem tolerar ou que nao fazem tratamento com estrogênio depois da menopausa, que ainda sao considerados decisivos para impedir ou reduzir o avanço dos efeitos da osteoporose.

"A impressao que predomina é que uma vez que uma pessoa envelhece e começa a ter problemas, nao há muito que se possa fazer... Mas, acho que isso pode se tornar muito estimulante", disse o doutor Steven Harris, titular da Clínica de Osteoporose da Universidade da Califórnia em Sao Francisco.

O estudo foi financiado pelos laboratórios Proctor and Gamble e Hoechst Marion Rousell, que procuram obter a aprovaçao da Administraçao de Alimentos e Remédios (FDA) para vender o risedronate sob o nome comercial de Actonel.

O estudo de três anos feito com 939 mulheres que já tinham passado pela menopausa verificou que o número de fraturas, nao de coluna, caiu 39% nas mulheres que tomaram a droga e as fraturas de coluna tiveram uma reduçao de 41%. Também foi constatado que a droga aumenta a densidade óssea em até 5%.

Outro remédio para a osteoporose, alendronate, comercializado sob a marca Fosamax, registrou resultados similares com a diminuiçao das fraturas e o aumento da densidade óssea.

Outros dois remédios apresentaram resultados compráveis para as fraturas de coluna, mas nao para as demais, disse Harris. Entre eles, a calcitonina, vendido com a marca Calcimar, e o raloxifene, vendido sob o nome de Evista, que a FDA recentemente aprovou para o tratamento da osteoporose.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;