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CPTM promete borrachões na Estação Sto.André até abril

Equipamento de proteção será instalado em 20 plataformas de oito paradas ferroviárias em todo o Estado

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
10/06/2019 | 07:21
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Celso Luiz/DGABC


A primeira fase do cronograma de instalação dos borrachões nas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) beneficiará apenas a parada Celso Daniel, no Centro de Santo André, entre as nove da Linha 10-Turquesa. A promessa do Estado é que a proteção seja colocada até abril do ano que vem. O investimento total do contrato – que contemplará 20 plataformas de oito estações em todo o sistema – é de R$ 7,2 milhões.

O processo teve início na semana passada pela Estação da Luz, no Centro de São Paulo. O item foi colocado na plataforma um, que atende a Linha Sete-Rubi. Conforme mostrado pelo Diário, pelo menos 42 passageiros se machucaram ao cair no vão entre o trem e a plataforma de estações da CPTM espalhadas pelo Grande ABC no ano de 2017. Este número de acidentes, conforme levantamento obtido junto ao governo do Estado, mais do que dobrou na comparação com 2016, quando foram contabilizadas 18 ocorrências.

Com espaçamento entre a plataforma e a composição até três vezes maior do que os dez centímetros recomendados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sete das nove paradas ferroviárias do Grande ABC registraram queda de usuários nos trilhos nos últimos anos. A situação mais crítica é justamente na Estação Prefeito Celso Daniel, no Centro de Santo André – foram contabilizados 17 casos no ramal no ano passado. Responsável por receber diariamente 55 mil passageiros, o maior volume da região, a parada tem vãos de até 19 centímetros, distância que, segundo usuários, complica a vida em períodos de alto fluxo.

O borrachão foi projetado exclusivamente para a CPTM de modo a permitir também a passagem dos trens de carga. Segundo a companhia, o espaço entre o trem e a plataforma nas estações ferroviárias é consequência da inexistência de uma via para o transporte ferroviário de cargas, que hoje passa pela cidade de São Paulo, nas mesmas vias por onde transitam os trens de passageiros.

Conforme a CPTM, a primeira fase da instalação dos itens de proteção contemplará as estações com maior movimento de usuários e lembra que “os passageiros devem respeitar as regras de segurança no embarque e desembarque em todas as estações, como aguardar o trem na plataforma sem ultrapassar a faixa amarela”.

Além da parada Celso Daniel, em Santo André, os dispositivos serão instalados nas estações Tatuapé, São Miguel Paulista, Osasco, Santo Amaro e Palmeiras-Barra Funda. O borrachão também será implantado em mais três plataformas da Estação Brás. 




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