Esportes Titulo
Ministros dos esportes da UE dicutem agência contra doping
Por Do Diário do Grande ABC
24/10/1999 | 16:41
Compartilhar notícia


A posiçao definitiva da Uniao Européia sobre a Agência Mundial Antidoping (AMA) será o ponto central da pauta da reuniao informal dos ministros dos Esportes da Uniao Européia, esta segunda-feira em Vierumaki (Finlândia).

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, anunciou em 3 de outubro passado, em Atenas, que o COI estava decidido, apesar dos desacordos que persistem em muitos governos, a por em funcionamento a AMA, cuja criaçao foi decidida pela conferência mundial sobre doping, em fevereiro passado em Lausanne (Suíça), a partir de 1º de janeiro do ano 2000.

A sede da AMA, para a qual o COI liberou 25 milhoes de dólares, ficará provisoriamente em Lausanne, mas os governos conseguiram tirar das maos de Samaranch sua presidência.

Os ministros dos Esportes tentarao entrar em acordo para apresentar uma candidatura comum para a sede permanente da AMA, decisao que será adotada pelo conselho administrativo desta nova instituiçao. Sete cidades apresentaram sua candidatura: Atenas, Bonn, Lille (França), Lisboa, Luxemburgo, Madri e Viena.

Durante a reuniao deverá ser preparado o Conselho de chefes de Estado e de Governo entre 7 e 8 de dezembro em Helsinque, onde serao abordados temas como a luta contra o doping e a especificidade do esporte no âmbito do espaço comunitário europeu.

Dez ministros ou vice-secretários de Estado confirmaram esta sexta-feira sua participaçao nesta cúpula, que se desenvolverá nas instalaçoes do Instituto finlandês do Esporte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;