Economia Titulo
IPC mantém previsao para inflaçao de 0,5% em outubro
Do Diário do Grande ABC
13/10/1999 | 16:31
Compartilhar notícia


Os itens alimentaçao, pressionado pela alta da carne bovina, e transporte, influenciado pelo aumento do preço do álcool combustível, foram os principais responsáveis pela alta de 1,04% do Indice de Preços ao Consumidor (IPC) do município de Sao Paulo, divulgado nesta quarta-feira pela Fundaçao Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na primeira quadrissemana de outubro.

Mesmo assim, o coordenador do IPC, Heron do Carmo, acredita que a inflaçao de outubro deve ficar em torno de 0,5%, caso a variaçao do preço da carne bovina nao ultrapasse 6% no período. Isso porque outros grupos apurados pela Fipe (habitaçao despesas pessoais, vestuário, saúde e educaçao) nao devem apresentar variaçao significativa a ponto de comprometer o resultado do mês.

A carne bovina subiu 4,76% na primeira quadrissemana de outubro contra 0,93% no final de setembro, reagindo ao período de entressafra e ao corte de importaçoes do produto da Argentina. Segundo Heron do Carmo, as retaliaçoes comerciais entre Brasil e Argentina provocaram a queda da oferta e, consequentemente, pressionaram o preço do produto.

O aumento de 13,93% do álcool combustível também colaborou significativamente para o resultado da primeira quadrissemana, o que influenciou a alta do preço do açúcar em 14 39% no período. Heron alerta que se nao houver recuo nos preços cobrados nas bombas de combustível, a variaçao do álcool pode ficar superior a 14% em outubro. De acordo com Heron do Carmo, carne, açúcar e álcool devem continuar pressionando o índice em novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;