Contexto Paulista Titulo
Quando prevenir é melhor que remediar

É sempre assim. Toda vez que o céu desaba, o responsável pelas enchentes e deslizamentos é o clima. O governador

Wilson Marini
28/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


É sempre assim. Toda vez que o céu desaba, o responsável pelas enchentes e deslizamentos é o clima. O governador Serra disse que este é um "ano anômalo" e foi malhado por isso. Na tragédia de Angra dos Reis, o governador carioca também mencionou os índices acima da média. No início do mês, o prefeito Kassab, da Capital, disse que a "água excessiva" havia excedido a capacidade das bocas de lobo e das galerias. Na segunda-feira em São Paulo, o presidente Lula tirou a culpa de Kassab pelas enchentes na Capital. Mas de quem é a culpa, afinal?
É claro que está chovendo muito neste verão, mas a natureza não pode ser responsabilizada pelos efeitos. Um grupo de especialistas da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) acaba de jogar luz sobre a questão. Os fatos são recorrentes no País por falta de uma cultura de prevenção e proteção civil, segundo a conclusão do Neped (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres) da universidade, que produziu o livro Sociologia dos Desastres: Construção Interfaces e Perspectivas no Brasil. A pesquisadora Mariana Siena disse que há dificuldade dos órgãos públicos em reagir a tempo. "Se há fatores que caracterizam ameaça, é preciso preparar a população. E, após o resgate, é preciso buscar maneiras de reabilitar a população imediatamente e fazer uma reconstrução", afirmou. E mais: "A falta de prevenção é generalizada e o ente público está sistematicamente ausente. As lições aprendidas com as falhas na prevenção quase nunca são incorporadas." O estudo aponta que nos últimos sete anos os eventos climáticos são verificados em cerca de 25% dos municípios brasileiros, quase sempre nos mesmos locais. "Tudo se repete periodicamente, com as mesmas características e prejuízos. E eventualmente em situação pior, já que pessoas que mal tiveram tempo para se recuperar são atingidas novamente."

Aviso antecipado
As palavras são do diretor de energia de Furnas, Cezar Zani, em depoimento ao Senado Federal: "A mudança climática está sendo muito discutida. Existem posicionamentos divergentes, mas o fato é que tem de ser investigado, tem de ser analisado. Tem de se investigar essa questão de aumento de chuvas". Detalhe: o alerta foi feito em novembro, antes da temporada de chuvas. Soa agora como vaticínio diante das inundações em várias regiões do País. Aos poucos, vai caindo as fichas de que algo importante está ocorrendo no meio ambiente e que é preciso agir preventivamente, rápido e de maneira global.

Virada cultural
A Virada Cultural será lançada hoje pela Secretaria de Cultura. Na programação, Paralamas do Sucesso, Titãs, Zeca Baleiro, Toquinho e Arnaldo Antunes e outros. A versão 2010 abrange 29 cidades do Interior, entre as quais Franca, Sorocaba, Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Jundiaí, Piracicaba, Mogi das Cruzes, Araraquara, São José dos Campos e Presidente Prudente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;