Cena Política Titulo
O ano é de ação, não apenas eleitoral
Raphael Rocha
09/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O calendário eleitoral entra na pauta política em 2018. Vereadores, secretários e prefeitos no Grande ABC, que vinham articulando seus projetos, agora vão colocar o bloco na rua para participar, direta ou indiretamente, do pleito deste ano. Há vereador e secretário querendo ser deputado e chefe do Executivo de olho nas movimentações – seja para emplacar seu candidato ou fazer naufragar um projeto oposicionista ou que possa causar-lhe dor de cabeça em 2020. Mas diante de todo esse debate eleitoral está o dia a dia da administração, das prefeituras e das Câmaras. Os políticos, com todas suas pretensões futuras, têm de se dedicar ao combate dos problemas da nossa região – e que não são poucos. O primeiro ano da legislatura foi marcado pela reclamação de heranças malditas, segundo eles mesmos, dos antecessores. Agora, é tempo de ação. E não apenas eleitoral.

BASTIDORES

Faça o que eu digo
Pelas redes sociais, o ex-prefeito de São Bernardo e presidente estadual do PT, Luiz Marinho, convidou a militância do partido a explicitar o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. A ideia consiste em escrever a frase “Quero votar no Lula” abaixo da foto do perfil nas mídias sociais. Curioso é que o próprio Marinho não aderiu ao movimento que ele mesmo chamou. Lula será julgado no dia 24, no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, após ter sido condenado, em primeira instância, no caso do triplex do Guarujá.

Elogios...
Anfitrião do evento de ontem, no Jardim Represa, com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), rasgou elogios ao correligionário. Foram quatro citações diretas enaltecendo o perfil de Alckmin para ser presidente do País. “É um homem de mais ação e menos discurso. Está preparado para governar o Brasil.”

...e cobrança
Por outro lado, Orlando Morando cobrou publicamente o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, pelo excesso de buracos não fechados e causados por obras tocadas pela companhia de saneamento paulista em São Bernardo. “Não vamos aceitar buraco no nosso asfalto”, disparou. Kelman havia pedido ajuda da Prefeitura para fazer a ligação de esgoto das casas do Jardim Represa.

Vistoria
O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), iniciou o ano com vistorias em obras de zeladoria da cidade. Foi acompanhar, juntamente com o vice, Gabriel Roncon (PTB), e o secretário de Infraestrutura Urbana, Diogo Manera, intervenções de desassoreamento e revitalização no Ribeirão Grande, melhorias nas ruas Felipe Sabbag, Miguel Prisco e José Laurito, além do Mirante São José.

Linha 18
Abaixo-assinado virtual foi criado para cobrar a chegada da Linha 18-Bronze (Djalma Dutra-Tamanduateí), que ligará o Grande ABC à rede metroviária da Capital. Até o fechamento desta edição, 220 pessoas haviam se manifestado. O abaixo-assinado está no site www.change.org e, quando chegar a 500 menções, será entregue ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;