Cultura & Lazer Titulo
Paul McCartney lança discos de estilos diferentes em Paris
Por Do Diário do Grande ABC
07/10/1999 | 11:25
Compartilhar notícia


Paul McCartney publica, com duas semanas de intervalo, dois discos de estilos musicais radicalmente opostos: o primeiro, que acaba de ser lançado, é consagrado ao rock de seus anos de juventude (``Run Devil Run'); o outro, esperado para 18 de outubro, é um registro de música de câmara (``Working Classical').

Com ``Run Devil Run' (Capitol/EMI), o ex-Beatle, de 57 anos, rende homenagem a seus mestres da juventude (Ricky Nelson, Gene Vincent, Larry Williams, Elvis Presley, Little Richard), retomando uma dezena de temas do rock dos anos 50/60: ``Lonesome town', ``Blue Jean Bop', ``All Shook Up'...

O disco apresenta ainda três novidades, composiçoes pessoais em forma de exercício de estilo, entre elas a que dá título ao disco, uma espécie de homenagem humorística a Chuck Berry.

Na obra de McCartney, este disco é comparável à homenagem que seu colega John Lennon fez, há 25 anos, aos pioneiros do rock, no álbum ``Rock And Roll'.

É como uma continuaçao do seu ``Russian Album', lançado em 1988 e também composto de antigos temas do rock.

``Reuni 25 cançoes das quais me lembro, a maioria eram antigas e obscuras músicas de lado ``B' que interpretávamos com os Beatles porque nao tínhamos um repertório maior', declara McCartney, que afirma ter querido ``recuperar o espírito' desses anos com este álbum, que foi gravado em cinco dias, em meados do ano, nos estúdios Abbey Road de Londres, onde os Beatles gravaram a maior parte de sua obra.

Para este retorno à juventude, o baixista e cantor esteve acompanhado de outros três músicos veteranos, David Gilmour, do Pink Floyd (guitarra), Mick Green, guitarrista de um legendário grupo britânico dos anos 50/60 (Johnny Kid and The Pirates) e o baterista do Deep Purple, Ian Paice.

No rumo oposto a esse exercício pop, McCartney lança ``Working Classical' (EMI Classics), seu terceiro álbum de música clássica depois de ``Liverpool Oratorio' (1991) e ``Standing Stone' (1997).

O disco traz 14 composiçoes, três delas interpretadas pela London Symphony Orchestra.

A orquestraçao foi possível com a ajuda dos diretores Richard Rodney Bennett e Jonathan Tunick.

Vários dos temas do disco já foram interpretados, por ocasiao de uma cerimônia dedicada à sua esposa, Linda, que morreu de câncer em 1998.

Todas as composiçoes do disco serao interpretadas em 16 de outubro, em Liverpool, pela Royal Philharmonic Orchestra, sob a batuta de Andrea Quinn e na presença de Paul McCartney.

O primeiro álbum clássico do ex-Beatle, ``Standing Stone', chegou a ocupar o primeiro lugar na lista dos discos clássicos mais vendidos na Gra-Bretanha e nos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;