Internacional Titulo
Visita do presidente iraniano a Paris gera protestos
Por Do Diário do Grande ABC
27/10/1999 | 10:55
Compartilhar notícia


O presidente iraniano, Mohammad Khatami, chegou nesta quarta-feira a Paris, em visita oficial de três dias. Poucas horas antes de sua chegada, a polícia antiterrorista efetuou 30 prisoes na regiao da capital francesa, aparentemente por supostas ameaças contra a visita do presidente iraniano.

O grupo de oposiçao, Mujahidin do Povo do Ira, informou que a polícia havia cercado suas instalaçoes no subúrbio de Auvers-Sur-Oise, na Zona Norte, e prendido vários de seus militantes. O grupo, que tem um exército com bases no Iraque, se opoe à visita de Khatami, destinada a fechar acordos e reforçar os vínculos iranianos com a França. O ministro do Interior, Jean Pierre Chevenement, informou que a operaçao policial baseou-se em 'sérias e precisas ameaças``. Chevenement acrescentou que as 'manifestaçoes violentas`` devem ser evitadas e que os exilados devem respeitar as leis do país.

O presidente do Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI), Massud Radjavi, em exílio no Iraque, enviou uma carta de protesto a Chirac depois da revista sofrida pela sede de sua organizaçao em um subúrbio parisiense.

É a primeira visita que um presidente iraniano faz à França desde a revoluçao islâmica de 1979. O convite oficial foi feito pelo chefe de Estado francês, Jacques Chirac, O presidente iraniano, considerado um reformista, viajou acompanhado por vários ministros e será recebido nesta quarta-feira por Chirac. Também terá um encontro pimeiro-ministro, Lionel Jospin.

Respondendo ao chamado do CNRI, cerca de 2 mil pessoas se reuniram nesta quarta-feira, em Paris, para protestar contra a visita de Khatami.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;