Economia Titulo
Minas Gerais suspende venda do Corolla
22/04/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


O Ministério Público de Minas Gerais determinou a suspensão da comercialização do Toyota Corolla em todo Estado. A decisão administrativa cautelar, assinada na segunda-feira pelo promotor do Procon estadual, Amauri Artimos da Matta, foi tomada após alguns modelos terem apresentado problemas de aceleração contínua. A determinação vale desde ontem em todo o território mineiro.

Segundo o MP, a medida visa "impedir que a vida, saúde e segurança dos consumidores continuem a ser expostas a riscos, pela ausência de informação". O Procon determinou também a abertura de processo administrativo contra a Toyota do Brasil e duas concessionárias de Belo Horizonte.

Na decisão, foram relatados nove casos de veículos que apresentaram o defeito. O promotor ressalta que, em função de problemas semelhantes, a montadora vem realizando recalls nos Estados Unidos. Citou a substituição do tapete e correção do pedal do acelerador.

No Brasil, ressalta o MP, a Toyota entende que a convocação dos consumidores é desnecessária. Para o promotor, contudo, trata-se de um "comportamento omissivo", que leva também ao não cumprimento das boas práticas de revenda.

No mês passado, a Assembleia Legislativa de Minas realizou audiência pública para ouvir vítimas da suposta falha. Representantes da montadora compareceram à Assembleia no início do mês e o promotor responsável determinou que as concessionárias fossem fiscalizadas.

Segundo o MP, os representantes da Toyota alegaram que os casos de aceleração súbita foram causados pela falta de fixação do tapete, mas essa informação não é dada ao consumidor no momento da compra, nem está visível no interior do veículo. "Ela consta apenas no manual de instruções do carro, o que não atende às exigências do Código de Defesa do Consumidor."

Pela determinação, a venda do modelo só será liberada quando a Toyota adotar as medidas determinadas pelo Procon: informar com clareza os riscos do produto e substituir os tapetes já revendidos no mercado por produtos seguros e melhorar o processo de fixação, além de promover o recolhimento dos tapetes que foram ou estejam sendo ofertados por sua rede concessionária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;