Turismo Titulo Festa Popular
Caminhada de fé em Belém do Pará
Por Eliane Quinalia
Especial para o Diário
08/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de dois séculos de tradição fazem do "Círio de Nazaré" uma das festas mais populares e esperadas do ano. Isso porque a comemoração anual, que tem início no segundo domingo do mês de outubro, vai além da tradicional romaria e representa a devoção dos fiéis por Nossa Senhora de Nazaré, tida como a mãe de Jesus Cristo.

A procissão reúne cerca de 2.000 romeiros em uma caminhada de fé, responsável pela transformação das ruas e trechos da cidade em um verdadeiro espetáculo a olhos vistos.

São flores, velas, imagens sacras e brinquedos, que sob a forma de pedidos, também representam o agradecimento do público pelas graças alcançadas.

O percurso de 3,6 quilômetros feito a pé, consiste no transporte da Berlinda que carrega a santa, e isto desde a Catedral de Belém até a Praça do Santuário de Nazaré. Nesta parada, a imagem permanece exposta para veneração dos fiéis por 15 dias.

E engana-se quem imagina que a tradição limita-se à população do Estado. Devotos de todo o Brasil e também do Exterior fazem questão de marcar presença no evento em homenagem à santa, especialmente porque o passeio ainda permite que os visitantes desfrutem das riquezas históricas e culturais da cidade.

Afinal, em 2004, o Círio de Belém foi registrado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Para o diretor e coordenador da Festa de Nazaré, Cesar Neves, o Círio é uma manifestação religiosa com forte conteúdo cultural que, por meio de ícones consagrados e tradição, inspira à população na produção de manifestações culturais com textos, livros e documentários, além de grupos de danças folclóricas. "Tal criatividade expõe a cidade e mostra o que ela tem de mais belo, atraindo pessoas de todos os lugares", explica.

Para entender a origem do festejo é preciso se ater um pouco à história da santa.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal, chegando ao Brasil logo após a colonização pelos portugueses. Em Belém, a imagem da santa teria sido encontrada nas margens do igarapé Murutucu (afluente do Rio Guamá, no Pará), onde mais tarde uma pequena capela foi construída.

A primeira procissão ocorreu então, sem data fixa, em 1792. Mas foi apenas em 1901, que o Círio passou a ser realizado no segundo domingo de outubro para representar a fé da população e homenagear a santa católica.A saber, o nome "Círio" tem origem latina "cereus" (de cera) e significa grande vela de cera.

SERVIÇO

Quando: 6 a 26 de outubro.

Endereço: Catedral de Belém até a Praça do Santuário de Nazaré, em Belém do Pará.

Tel.: (0xx91) 3222-4470/ (0xx91) 4009-8400.

Site: www.ciriodenazare.com.br

Brinquedos e devoção

O Círio movimenta praticamente todos os setores produtivos da economia paraense, principalmente no que diz respeito ao comércio, à indústria e a serviços. Prova disso é o aquecimento comercial da pequena cidade de Muriti de Abaetetuba, localizada a 80 quilômetros da capital.

Pouco antes do Círio, os artesãos locais recebem uma grande demanda de trabalhos para a festa. São brinquedos, representações de barcos, casas e imagens santas produzidas sob encomenda, feitas da fibra do Buriti - material da palmeira também conhecida como isopor da Amazônia. As peças coloridas e simples revelam a tradição da região e atraem os turistas não só pela beleza do trabalho artesanal, mas também pelos preços em conta que são comercializadas. "O Círio estimula o comércio local não só pelos brinquedos de Miriti, realmente numerosos e ofertados não só como forma de agradecimento, mas por presentear as crianças que se sentem atraídas pela variedade de cores e simplicidade dos mesmos", revela Neves, diretor e coordenador da Festa de Nazaré.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;