Setecidades Titulo
Estudantes escrevem e enviam cartas como em 'Central do Brasil'
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
14/12/2004 | 09:10
Compartilhar notícia


Alunos e professores da Escola Municipal de Línguas Paulo Sérgio Fiorotti, de São Caetano, participaram na manhã desta segunda da sexta edição do projeto Correio Itinerante, que ocorreu na Estação Rodoviária da cidade. Pelo projeto, voluntários da escola ficam à disposição da população para escrever cartas e cartões gratuitamente e também cuidar do envio das mensagens.

Quem passou pela estação nesta segunda pôde enviar quantos cartões quis, inclusive para outros Estados. Os próprios alunos da escola produziram os cartões, impressos em sulfite, com mensagens positivas e figuras típicas de Natal. Os "escritores", porém, nada têm da grosseria e impaciência de Dora, personagem interpretada por Fernanda Montenegro em Central do Brasil, filme dirigido por Walter Salles. "Se a pessoa não souber o CEP escrevemos a carta do mesmo jeito, porque verificamos o número nos Correios para incluir no envelope", afirma Maria Luiza Jovanovic, coordenadora da Escola de Línguas.

O balanço da manhã de trabalho foi de 150 cartões escritos, que serão enviados nesta terça, depois de ser incluído o endereço completo. O aposentado Francisco Batista de Araújo, 52 anos, analfabeto, foi abordado pelos estudantes enquanto estava no ponto de ônibus e resolveu mandar um cartão para a mãe, que mora na cidade paraibana de São José de Piranha. "Ela sabe ler e é importante mandar alguma coisa nessa época", acredita. Araújo representa a parcela de 3% de pessoas que não sabem ler ou escrever em São Caetano, segundo apontou o mapa de analfabetismo do Ministério da Educação divulgado no ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;