Cena Política Titulo
Pinheiro visa projeto a deputado fora do MDB
Por Raphael Rocha
16/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro iniciou movimentações para ser candidato a deputado na eleição deste ano. E dificilmente esse projeto vai se concretizar pelo MDB, sigla a qual está filiado desde 2011, quando rompeu com o PTB para concorrer ao Palácio da Cerâmica e vencer aquele pleito. A ida do ex-chefe do Executivo de São Caetano para o DEM é tratada como certa por pessoas próximas a Pinheiro. A articulação passa pelas mãos de Gica Pinheiro, filha do ex-prefeito. Ela hoje trabalha na Câmara de São Paulo na cota do presidente da Casa, Milton Leite (DEM) – ela namora o filho do vereador democrata. E, a pedido do sogro, costura a candidatura de Pinheiro por outra legenda.

Novela UFABC
A novela da nomeação do reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC) ganhou novo capítulo. Grupo de professores que foram a Brasília conversar com a direção do Ministério da Educação não foi recebido porque os responsáveis pela Pasta reclamaram do fato de o tema ter parado na imprensa. Ao mesmo tempo ganhou força a indicação de Dácio Roberto Matheus, mais votado na eleição para a reitoria da instituição, apesar de o presidente da República, Michel Temer (MDB), ter atrasado a nomeação acreditando que o professor possui ideias ligadas ao PT. Nesta semana, o aluno João Cardoso, representando grupo de estudantes da UFABC Livre, esteve em Brasília para pedir que o MEC referendasse a escolha de Dácio como reitor. Houve também pressão de associações de professores, até mesmo de outras universidades.

Uns vão, outros ficam
Enquanto o ex-prefeito de São Caetano Paulo Pinheiro (MDB) cogita retornar às urnas, o atual vice-prefeito da cidade, Beto Vidoski (PSDB), enterrou de vez a possibilidade de concorrer a um cargo no pleito deste ano. A tendência é que ele apoie a tentativa de reeleição do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), de Campinas, e endosse a campanha a deputado estadual do vereador Professor Minhoca (PSDB), de Santo André. Vale lembrar que o irmão de Vidoski, Eduardo Vidoski, vereador, concedeu título de cidadão são-caetanense a Sampaio – a lei foi publicada ontem no Diário Oficial.

São Paulo-Acre
Governador do Acre, Tião Viana (PT) virá ao Grande ABC na semana que vem. Ele, que é médico e professor de formação profissional, participará, na segunda-feira, da Semana de Integração Científica Acre – São Paulo na Faculdade de Medicina do ABC. Houve convênio entre Secretaria do Estado da Saúde do Acre, Faculdade de Medicina do ABC e UFAC (Universidade Federal do Acre), no valor de R$ 1,8 milhão, para custeio de 30 estudantes de pós-graduação em nível de mestrado e outros dez de doutorado.

Alterações
O governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), fará mudança no setor de comunicação do Paço. Jéssica Cavalheiro, titular do núcleo, será deslocada para o comando da unidade de Assuntos Estratégicos e ficará responsável pelo contato do Paço com a imprensa, do cerimonial da administração e da agenda do prefeito. Assim, Leandro Petrin tende a ser efetivado como secretário de Finanças. Para o lugar de Jéssica será nomeada Luciana Patara, com passagens pela Prefeitura de São Caetano e que, atualmente, trabalha para o presidente da Câmara são-caetanense, Pio Mielo (MDB). Outra alteração diz respeito ao marido de Luciana, Juan Munhoz. Ele está contratado pelo governo Paulo Serra como assessor especial, mas vai deixar a função para coordenar a provável campanha do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal, Fabio Palacio (PR), a deputado estadual.

Ordem na casa
Líder de governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), na Câmara, Ramon Ramos (PDT) retornou às sessões – após uma semana de ausência – colocando ordem na casa. Os trabalhos de quarta-feira ocorreram sem maiores problemas. Na semana passada, o bate-cabeça foi grande e a base teve de recorrer ao voto do petista José Luís Ferrarezi para não perder votações importantes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;