Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Venezuela e Brasil assinam acordo de cooperaçao turística


Do Diário do Grande ABC

09/02/2000 | 12:42


Os chanceleres da Venezuela e do Brasil assinaram acordos em termos de cooperaçao turística e isençao de vistos em passaportes oficiais e de serviços, informou esta quarta-feira a chancelaria venezuelana.

O acordo para a cooperaçao turística e ``o acordo sobre a isençao de vistos no passaporte de serviço/oficial servem para diminuir o nível retórico da integraçao e colocá-la em um nível prático'', disse o chanceler venezuelano, José Vicente Rangel.

O chanceler brasileiro Luiz Felipe Lampreia chegou no domingo passado a Caracas, acompanhado de uma delegaçao empresarial, e assinou com o gigante estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA) uma carta de intençoes para o desenvolvimento de um sistema no setor de gás combustível e um memorando de entendimento para a execuçao de obras de infraestrutura, com a empresa Odebrecht do Brasil.

Depois da assinatura dos últimos acordos, Rangel assinalou que ``nem a Comunidade Andina das Naçoes, nem o Mercosul sao entidades estanques, sao passagens de um processo muito mais audacioso, de objetivo maior como é a integraçao latino-americana, do grande Caribe e da América Central''.

Lampreia concordou com seu colega venezuelano ao indicar que já se passaram a etapa da retórica e o tempo em que eram feitos ``lindos discursos, mas com pouco sentido''. ``Nao nos importava muito a relaçao com os vizinhos, nossos irmaos (...) estávamos mais preocupados em ter comércio e investimentos''.

``A vizinhança era uma coisa que nao nos importava (...) por isso estivemos sempre de costas, mas isso está sendo superado'', declarou Lampreia.

Por último, o ministro das Relaçoes Exteriores brasileiro disse que a realidade de seu país e da Venezuela já nao é de visitas oficiais e sim cotidianas, e por isso está sendo ``construída uma aproximaçao real, concreta e equilibrada, onde haja respeito mútuo e vontade recíproca''.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;