Setecidades Titulo Área de risco
Defesa Civil interdita 24 casas no Zaíra 4

Moradores tiveram de sair de suas residências em Mauá; famílias estão sendo cadastradas e atendidas

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
26/02/2019 | 13:13
Compartilhar notícia
Aline Melo/DGABC


Atualizado às 15h31

A Defesa Civil interditou preventivamente 24 casas no Jardim Zaira 4, em Mauá, após deslizamento de terra na Rua Guilherme Polidoro. Por volta das 6h40 da manhã, o forte barulho da lama descendo acordou e assustou os moradores. Ninguém ficou ferido.

Dois barracos foram os mais atingidosa. As outras 22 casas foram interditadas para que haja avaliação das estruturas. A Defesa Civil aguarda a chegada de uma equipe do Instituto Geológico, de São Paulo, que vai avaliar o estado do terreno.

Aline Melo/DGABC

As famílias afetadas estão sendo cadastradas e atendidas, provisoriamente, na Paróquia São Judas Tadeu. O desempregado Antonio José de Souza Filho, 54 anos, morava em um dos barracos mais atingidos. No local há cinco anos, o morador pagou R$ 500 por um pedaço de terreno no morro. Dos quatro cômodos construídos, dois foram cedidos para os filhos. "Não tenho para onde ir", lamentou.

O ajudante Geneci Manoel da Silva, 52, vive pela terceira vez a angustia de poder ter que deixar a casa. "Fui removido do Jardim Itapark, há oito anos. Prometeram casa, mas não aconteceu nada. Depois, derrubaram a casa que eu construí no Jardim Ypê. Agora, tiraram a gente porque não sabem se tem risco. É muito difícil", afirmou. O morador mora na casa com a esposa e seis filhos, entre 21 e 11 anos.

Nilza Nascimento, 50 anos, também deixou a casa e deve passar a noite com parentes. "Todo ano é a mesma coisa. Tiram os barracos, outras pessoas vem e ocupam", reclamou. Integrante do Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil), Erika de Souza Menezes, resume a situação. "Aqui é tudo invasão. Mas quem invadiu primeiro, vendeu para quem veio depois. Desde 2009 a prefeitura interdita barraco, tira as pessoas, outras voltam e nada muda", afirmou.

Integrantes da Defesa Civil presentes ao local afirmam que faltam profissionais para impedir novas ocupações e estrutura para fiscalizar os locais de risco.

No último dia 16, quatro crianças morreram soterradas após deslizamento no mesmo bairro. Leia aqui.

Confira vídeos do local:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;