Automóveis Titulo JAC T40
Mais um SUV(zinho)
Vagner Aquino
08/08/2017 | 18:10
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Divulgação


Depois de alguns percalços, eis que o T40 chegou ao País. O novo SUV da JAC Motors não tira ninguém de linha, só engorda a gama de utilitários ao lado dos irmãos T5 e T6. Concorrente de Honda WR-V, Chevrolet Onix Activ e companhia, ele já está nas concessionárias por R$ 58.990. A versão com lista mais enxuta de equipamentos (e mais barata: R$ 56.990) chegará às lojas em três meses.

Enquanto a fábrica da marca no Brasil não passa de promessa (agora, a previsão é estar pronta em 18 meses), o modelo vem da China – onde foi lançado em outubro de 2015 – e traz visual bastante agradável. Como já foi pensado para ser um SUV (segmento em constante evolução no Brasil), a engenharia local conseguiu harmonia evidente no visual, ao contrário de outros modelos, que aproveitam carrocerias de hatches e minivans para fabricar pseudoutilitários.

Na mecânica, o T40 leva o 1.5 16V flex (o mesmo do T5) de até 127 cv. O câmbio é manual de cinco marchas. De acordo com Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, “a caixa CVT (continuamente variável) chega em seis meses e deverá acrescentar R$ 5.000 ao valor final.”

Em relação a medidas, o T40 tem 4,13 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,56 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. O porta-malas é um dos principais destaques, com capacidade para 450 litros. A concorrência passa pouco dos 300 l. Pesa 1.155 quilos.

DIREÇÃO
Como é de se esperar, carro chinês não tem desempenho incrível. Mas o T40 dá conta do recado no trânsito urbano. Por outro lado, na hora de encarar ladeiras e paradas mais sinistras, o torque (de 15,7 mkgf) parece não dar conta do recado. Durante o teste, situações exigiram a redução de uma ou até duas marchas.

Apesar de rodar em altos giros quando em velocidades acima dos 100 km/h – comprometendo o isolamento acústico –, o SUV mostra precisão de engates do câmbio e equilíbrio na suspensão.

EQUIPAMENTOS
Antes de falar na lista geral, o T40 merece um destaque. É o primeiro carro a rodar no Brasil que já vem de série com câmera frontal. Sim, assim como é comum na Rússia, por exemplo, o novato é capaz de filmar tudo a sua frente e captar o áudio no interior do veículo.

No mais, tem ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores com comando elétrico, assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, luzes diurnas de LED, direção elétrica, retrovisor interno antiofuscante, controlador de velocidade, faróis com acendimento automático, banco do motorista com ajuste de altura, isofix, volante multifuncional e rodas de liga-leve com 16’’.

Já o Pack 3 (este, de 58.990, que já está nas lojas) acrescenta as câmeras frontal e de ré, além de central multimídia com tela de 8 polegadas (que, aliás, não vem com GPS e poderia melhorar em sensibilidade). O único opcional é a pintura do teto (em preto ou chumbo), que sai por R$ 1.990.




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