Economia Titulo
Região puxa o emprego na construção civil
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
04/11/2005 | 08:41
Compartilhar notícia


O Grande ABC foi a região que registrou maior crescimento de emprego na construção civil em todo o Estado de São Paulo em setembro. O incremento de vagas ante agosto foi de 3,08%, superando a média estadual (1,28%) e os números da capital (1,02%), região de Campinas (2,65%), região de Sorocaba (2,31%) e litoral (0,85%).

Os dados fazem parte de pesquisa divulgada quinta-feira pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), realizada pela GV Consult – consultoria ligada à Fundação Getúlio Vargas – com base em números do Ministério do Trabalho.

A cidade que mais contribuiu para a elevação no nível de emprego na região foi Diadema, que registrou crescimento de 13,28% no estoque de empregados e criação de 430 das 640 novas vagas verificadas no Grande ABC. De acordo com o sindicato dos trabalhadores e Sinduscon-ABC, o incremento no município se deve ao aumento de obras industriais no período.

Industriais – Para a diretora do Sinduscon-ABC, Rosana Carnevalli, ampliações de plantas industriais de Diadema podem ter relação com a elevação de produção para o final de ano. "Muitas fábricas elevam a capacidade produtiva de olho no Natal. Isso influenciou a criação de vagas formais em Diadema, que tem perfil industrial."

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de São Bernardo e Diadema, Claudionor Neves, disse que também percebeu movimentações em instalações industriais na cidade. "Diversos galpões estão em reforma e isso deve ter feito diferença. Porém, não verifiquei incremento de postos de trabalho em São Bernardo, por exemplo. Além disso acho que, se teve criação de emprego, deve ter sido informal."

Residenciais – Em São Bernardo, cidade que registrou incremento de 3,9% em postos de trabalho na construção civil em setembro, os novos prédios residenciais podem estar saindo do papel, aponta Rosana, do Sinduscon. O município foi o que registrou maior elevação na venda de imóveis novos – a maioria ainda na planta – no primeiro semestre deste ano.

"Existe uma distância entre lançar uma obra e iniciar a sua construção. Um grande número de lançamentos prediais efetuados no começo deste ano estão começando a ser construídos. A tendência é de elevação no emprego formal em São Bernardo", avalia Rosana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;