Internacional Titulo
EUA redobram cuidado com segurança na Macedônia
Por Das Agências
27/07/2001 | 08:39
Compartilhar notícia


O governo dos EUA impôs nesta quinta-feira toque de recolher a seus funcionários na Macedônia e ordenou que os familiares e funcionários não-essenciais da embaixada americana no país partam imediatamente.

O governo pediu também enfaticamente aos americanos na Macedênia que abandonem o local, e aconselhou aos que pensam em viajar à região que adiem o compromisso.

"Em meio a um clima de crescente sentimento anti-estrangeiros, vem ocorrendo um aumento dos atos de intimidação e violência contra cidadãos americanos na Macedônia", afirmou o departamento de Estado no comunicado de alerta.

A embaixada e outras repartições governamentais americanas podem fechar temporariamente ou suspender seus serviços se a situação exigir, informou o departamento de Estado.

O toque de recolher vale a partir das 20h, aos funcionários americanos que vivem e trabalham no centro de Skopje, segundo o anúncio.

A recomendação ocorreu após os ataques de terça-feira às embaixadas americanas e de outros países ocidentais em Skopje, por parte de multidões de macedônios furiosos, protestando contra o papel da OTAN no conflito entre os eslavos e os rebeldes albaneses.

Os EUA enviaram 50 marinheiros à Mecedônia esta quinta-feira para proteger sua embaixada, depois que manifestantes raivosos atacaram a representação diplomática de diversos países ocidentais, anunciou esta quinta-feira o Pentágono.

A mobilização dos marinheiros ocorreu quando enviados da OTAN e da União Européia buscam restabelecer um cessar-fogo entre os rebeldes albaneses e as forças macedônias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;