Automóveis Titulo Quadriciclos
Vencendo obstáculos
Wagner Oliveira
Enviado a Itupeva (SP)
11/11/2009 | 07:00
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A norte-americana Polaris incrementa sua atuação no Brasil ao associar-se ao Grupo Izzo, companhia que agora representa dez marcas de fabricantes de motocicletas. Com a Polaris, o Izzo passa a oferecer produtos inéditos, principalmente, no segmento off-road. Veículos side by side e quadriciclos são o foco da Polaris, que estrutura uma rede de 32 pontos de vendas no País, inclusive uma no Grande ABC.

A Polaris pretende diferenciar-se no mercado pela tecnologia e força de seus produtos, que passarão a ser montados em parceria com o Grupo Izzo em Manaus (AM). Num primeiro contato, a surpresa foi agradável nos veículos Polaris, que são voltados ao lazer, esporte e trabalho no campo.

Mas não é só para brincar no barro que serve o side by side, uma espécie de jipinho derivado de um quadriciclo, onde dois ocupantes ficam lado a lado. Além de aparentar segurança, não a ponto de dispensar o uso do capacete, o side by side tem força descomunal para enfrentar obstáculos em terrenos acidentados.

O Razor 800 tem motor bicilíndrico de quatro tempos, refrigerado a água, com 760 cm³ e 52 cavalos de potência. Além disso, oferece injeção, transmissão variável on demand 4x4 AWD/2WD e suspensões dianteira e traseira independentes. Para quem tiver coragem, o veículo é capaz de atingir 96 km/h.

O preço é que é salgado: R$ 46,9 mil. Outro lado ruim é que o veículo não pode ser emplacado. Com isso, seu uso fica restrito a propriedades particulares e vias onde não há regulamentação para o trânsito de veículos em geral.

Outro side by side apresentado pelo fabricante em Itupeva (SP) foi o Ranger 500. Com capacidade maior de carga, o Ranger 500 é mais voltado para o trabalho agrícola, embora também possa ser usado em trilhas onde rodam os quadriciclos. Custa R$ 39,9 mil.

Além da potência, a tecnologia agrada no Polaris, como a direção elétrica no quadriciclo Sportsman, cuja versão de entrada será a primeira montada em Manuas. Assim, o veículo fica bem mais leve e fácil de conduzir, mesmo num terreno pedregoso, pasto ou trilha.

O Sportsman chega em três versões. O 500 HO tem motor monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a água, carburador, 498 cm³, suspensão traseira independente e transmissão 4x4. Custa R$ 19,9 mil. O 550 EPS oferece a mais injeção eletrônica, 549 cm³ e potência de 42 cv. Custa R$ 32,9 mil. Com 850 cm³, 70 cavalos e suspensões dianteira e traseira independentes. O 850 EPS custa R$ 37,9 mil. Além disso, a Polaris terá no Brasil o Outlaw 90, quadriciclo infantil, por R$ 9.900. O Phoenix 200, quadriciclo infanto-juvenil, custa R$ 13,9 mil.

Paul Tomsche, diretor de operações da Polaris para América Latina, disse que pretende vender inicialmente no Brasil 800 veículos por ano, volume que será incrementado com o crescimento da marca.

Marca tem história nos EUA

A Polaris é uma empresa com 50 anos de mercado nos Estados Unidos, onde surgiu em Minneapolis (Minnesota), desenvolvendo veículos para uso na neve. Por isso, sua vocação está em produtos voltados para o segmento fora de estrada, embora atualmente já esteja disputando o mercado tradicional de duas rodas.

Segundo Paul Tomsche, diretor de operações da Polaris para a América Latina, a perspectiva da companhia é terminar 2009 com o montante de 300 mil unidades vendidas em todo o mundo.

"Este segmento movimenta 600 mil veículos por ano nos Estados Unidos. Atualmente, possuímos 25% do mercado norte-americano de quadriciclos e 20% do de side-by-side."

É com esse currículo que a marca espera reforçar sua presença no Brasil, onde terá um centro de estoques e produtos, localizado em São Paulo, além de montagem de veículos em Manaus. No País, terá de enfrentar grandes concorrentes, como Yamaha e Honda, com as quais também disputa vendas nos Estados Unidos.

A marca aposta na tecnologia e força de seus produtos. Uma das inovações é o sistema que reconhece obstáculos e aciona automaticamente a tração 4x4 sem uso de botões ou alavancas.




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