Cultura & Lazer Titulo
O Carnaval vem aí: previna-se!
Por Christiane Fenyö
Do Diário OnLine
07/02/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


Todo mês de fevereiro é a mesma coisa: o governo lança uma nova campanha de combate à Aids e aumenta a distribuiçao de preservativos. Mas isto nao acontece por acaso. É justamente no Carnaval, quando aumenta a possibilidade de relaçoes sexuais com parceiros desconhecidos, que aumenta o risco de se contrair o vírus HIV.

Mas carregar o preservativo na bolsa ou carteira nao é suficiente. É preciso saber como usá-lo e conhecer as outras formas de transmissao a doença. O site da Coordenaçao Nacional de DST e Aids, uma entidade subordinada ao Ministério da Saúde, contém todas essas informaçoes.

Lá estao ilustraçoes que ensinam como usar a camisinha e um texto que mostra a importância de os viciados em drogas nao compartilharem a mesma seringa. Mas caso isso seja inevitável, há uma explicaçao de como limpar a seringa para evitar a contaminaçao.

O site também oferece o telefone do Disque Saúde, no qual pode-se tirar dúvidas sobre a doença, boletins epidemiológicos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids e as respostas para as perguntas mais freqüentes sobre o tema.

Quem quiser também pode acompanhar a evoluçao das campanhas de prevençao à Aids e as publicaçoes do Ministério da Saúde sobre o assunto na sessao Campanhas/Publicidade.

É possível ainda ver as estatísticas da doença no Brasil e usar uma ferramenta de busca para saber o que os meios de comunicaçao têm publicado sobre a doença. A procura pode ser feita tanto por veículo quanto por data.

Na sessao Direitos Humanos, a Coordenaçao DST/Aids mostra como procura interligar organizaçoes nao-governamentais para discutir o problema da Aids e buscar novas formas de atuaçao. É possível ainda acompanhar os eventos criaados pela coordenaçao, ver quais medicamentos utilizados no tratamento da doença sao distribuídos gratuitamente pelo governo e saber como é feita a seleçao das pessoas que os recebem.

Os endereços de coordenaçoes estaduais e programas municipais sobre Aids estao em Endereços Uteis e os endereços de outros sites sobre o tema, em Links. Há ainda um link para a Cooperaçao Regional GCTH, um grupo de cooperaçao sobre a doença que reúne os países da América Latina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;